La influencia del TikTok en el mercado editorial: un análisis del BookTok

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n23.635

Palabras clave:

BookTok, TikTok, libros, mercado editorial

Resumen

Este artículo tuvo como objetivo analizar TikTok y la comunidad literaria denominada BookTok dentro de esta plataforma. Con esto se planteó cuál sería la influencia de los videos sobre libros en TikTok en relación a las ventas en el mercado editorial y para responder a este problema, además de la investigación Bibliográfica y Documental sobre los objetos de estudio, también se aplicaron dos cuestionarios. , uno con usuarios de TikTok y otro con creadores de contenido, con el fin de comprender el comportamiento de los lectores dentro de la plataforma y el grado de influencia que BookTok tiene en la vida de los encuestados. Del análisis de los datos obtenidos, los resultados demostraron que los videos sobre libros influyen en el comportamiento de consumo y generan un impacto positivo en el mercado editorial, tanto al incentivar la compra de obras como también al promover el mantenimiento del hábito lector y la apreciación cultural. literatura.

Biografía del autor/a

Nicole Giovana Führ, Universidade Feevale

Bacharela em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). 

Luis Henrique Rauber, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Mestre em Inclusão Social e Acessibilidade, Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação, Especialista em Mentoria Docente pela Universidade Feevale - Brasil/Finlândia (Feevale), Especialista em Mentored Teacher Education - Brazil/Finland pela Tampere University/Finlândia, Especialista em Marketing, Lançamentos Digitais e Redes Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Graduado em Publicidade e Propaganda (Feevale). Diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais e professor de graduação e pós-graduação (Feevale) e integrante do Comitê Consultivo de cursos do Instituto Toulouse Lautrec/Peru.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor em cursos de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu e Coordenador Editorial na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Citas

BLAKER, A. Worldwide & US Download Leaders 2020. 2021a. Disponível em: https://blog.apptopia.com/worldwide-us-download-leaders-2020. Acesso em: 23 nov. 2023.

BLAKER, A. Worldwide and US Download Leaders 2021. 2021b. Disponível em: https://blog.apptopia.com/worldwide-and-us-download-leaders-2021. Acesso em: 23 nov. 2023.

CABRERA, N. G.; OBANDO, K. M. Booktokers: Generar y compartir contenidos sobre libros a través de TikTok. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, n. 71, p. 119-130, 2022.

CECI, L. Countries with the largest TikTok audience as of April 2022. 2022. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/1299807/number-of-monthly-unique-tiktok-users/. Acesso em: 27 nov. 2023.

D’ANDRÉA, C. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020. 81 p.

DORSEY, J.; VILLA, D. Zconomy: como a geração Z vai mudar o futuro dos negócios – e o que fazer diante disso. Rio de Janeiro: Agir, 2021. 304 p.

FRANZÃO, L. O TikTok se tornou um dos maiores incentivadores à leitura entre os jovens; entenda. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/o-tiktok-se-tornou-um-dos-maiores-incentivadores-a-leitura-entre-os-jovens-entenda/. Acesso em: 27 jul. 2022.

GABRIEL, M.; KISO, R. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2020. 556 p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2022. 186 p.

GILLESPIE, T. A relevância dos algoritmos. Parágrafo, v. 6, n. 1, p. 95-121, 2018.

IBOPE INTELIGÊNCIA. Retratos da leitura no Brasil. 2020. Disponível em: https://cbl.org.br/wp-content/uploads/2022/05/5a_edicao_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_IPL-compactado-1.pdf. Acesso em: 13 nov. 2023.

INSTITUTO QUALIBEST. O post é pago, e aí? 2019. Disponível em: institutoqualibest.com/wp-content/uploads/2019/11/O-post-e-pago.-e-ai.pdf. Acesso em: 7 nov. 2023.

KANTAR IBOPE MEDIA. Inside Advertising 2022: a retomada do crescimento. 2022. Disponível em: https://www.kantaribopemedia.com/wp-content/uploads/2022/06/Inside_-Advertising-2022_Kantar_IBOPE_-Media.pdf. Acesso em: 15 nov. 2023.

KANTAR IBOPE MEDIA. Inside video: a (re) descoberta. 2021. Disponível em: https://www.kantaribopemedia.com/wp-content/uploads/2021/03/Inside-Video_A-Redescoberta.pdf. Acesso em: 27 nov. 2023.

KANTAR. The power of TikTok. 2020. Disponível em: https://www.tiktok.com/business/library/the-power-of-tiktok.pdf. Acesso em: 12 nov. 2023.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade. São Paulo: Arqueiro, 2021. 256 p.

LABSNEWS. A rede social da vez: TikTok ultrapassa marca de 100 milhões de usuários na América Latina. Labs News, 2022. Disponível em: https://labsnews.com/pt-br/noticias/tecnologia/tiktok-ultrapassa-marca-de-100-milhoes-de-usuarios-na-america-latina/. Acesso em: 01 nov. 2023.

LUCARELLI, B. Alto consumo de vídeos curtos indica tendência para futuro. 2021. Disponível em: https://portaldacomunicacao.com.br/2021/09/popularidade-do-tiktok-mostra-potencia-do-dos-videos-rapidos-e-dinamicos/. Acesso em: 27 nov. 2023.

MERGA, M. K. How can Booktok on TikTok inform readers’ advisory services for young people. Library and Information Science Research, Australia, v. 43, 2021.

MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisas científicas em ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2015. 284 p.

MONTEIRO, T. A tiktoketização das redes sociais. 2021. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/midia/a-tiktoketizacao-das-redes-sociais. Acesso em: 24 nov. 2023.

NIEBORG, D.; POELL, T. The platformization of cultural production: Theorizing the contingent cultural commodity. New media & society, v. 20, n. 11, p. 4275-4292, 2018.

NIELSEN BOOKDATA. Desempenho real do mercado editorial brasileiro: série histórica da pesquisa produção e vendas do setor editorial brasileiro. 2022a. Disponível em: https://cbl.org.br/wp-content/uploads/2022/08/1657814096381SC3A9rie_HistC3B3rica_PCR24_2021_V1-3.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.

NIELSEN BOOKDATA. Produção e vendas do setor editorial brasileiro. 2022b. Disponível em: https://cbl.org.br/wp-content/uploads/2022/06/apresentacao_imprensa_Final_1-1.pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.

OPINION BOX. Pesquisa TikTok no Brasil: hábitos e comportamento dos usuários da rede que não para de crescer! 2021. Disponível em: https://blog.opinionbox.com/pesquisa-tiktok-no-brasil/. Acesso em: 01 nov. 2023

PATEL, K.; BINJOLA, H. Tik Tok the New Alternative Media for Youngsters for Online Sharing of Talent: An Analytical Study. Journal of Advanced Research in Journalism and Mass Communication, v. 7, n. 1, 2020.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAUBER, L. H. O que está acontecendo aqui? Tiktok e a plataformização da autenticidade a partir da teoria fundamentada. Tese (Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social) - Feevale. Novo Hamburgo, 2021. 348 p.

SÁNCHEZ, M. #BookTok: A hashtag changing the book industry. 2022. Disponível em: https://www.dw.com/en/booktok-a-hashtag-changing-the-book-industry/a-63490273. Acesso em: 25 out. 2022.

STANCIU, T. Latest TikTok Statistics You Should Know in 2022. 2022. Disponível em: https://https://www.socialinsider.io/blog/tiktok-statistics/. Acesso em: 12 nov. 2023.

STOKEL-WALKER, C. Tik Tok boom: um aplicativo viciante e a corrida chinesa pelo domínio das redes sociais. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2022. 254 p.

SU, C. et al. Viewing personalized video clips recommended by TikTok activates default mode network and ventral tegmental area. Neuroimage, v. 237, 2021.

TIKTOK FOR BUSINESS. What’s next: Informações sobre direcionadores da cultura do Tik Tok. 2022. Disponível em: sf16-sg.tiktokcdn.com/obj/eden-sg/tpslsslojpt/WhatsNext_BR.pdf. Acesso em: 06 nov. 2023

TIKTOK. #Booktok, la tendencia de TikTok que relanza la literatura y expande la cultura. 2022. Disponível em: https://newsroom.tiktok.com/es-es/booktok-la-tendencia-de-tiktok-que-relanza-la-literatura-y-expande-la-cultura. Acesso em: 06 nov. 2023.

VAN DIJCK, J=. The Culture of Connectivity: A Critical History of Social Media. Oxford University Press, 2013. 240 p.

VAN DIJCK, J.; POELL, T.; DE WAAL, M.The platform society: Public values in a connective world. Oxford University Press, 2018. 240 p.

WE ARE SOCIAL. Digital 2022 Global Overview Report. 2022. Disponível em: https://www.slideshare.net/DataReportal/digital-2022-global-overview-report-january-2022-v05. Acesso em: 26 nov. 2023.

WIEDERHOLD, B. BookTok Made Me Do It: The Evolution of Reading. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, v. 25, n. 3, p. 157-158, 2022.

Publicado

2023-11-29

Cómo citar

Führ, N. G., Rauber, L. H., & Barth, M. (2023). La influencia del TikTok en el mercado editorial: un análisis del BookTok. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 13(23), 139–165. https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n23.635