O comportamento ecológico dos clientes da empresa Perfect Car Lavagens<br>Ecological behavior of clients company Perfect Car Washes
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2015v5n7.93Palabras clave:
Comportamento Ecológico, Gestão Ambiental, Meio Ambiente.Resumen
O presente artigo teve como objetivo analisar a percepção dos clientes da empresa Perfect Car Lavagens com relação à reutilização e/ou economia do consumo de água. A pesquisa é caracterizada por uma pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário contendo 25 (vinte e cinco) perguntas fechadas e 1 (uma) pergunta aberta, procurando obter com a maior clareza e objetividade possível, qual o comportamento ecológico do cliente da empresa e sua preocupação com o meio ambiente. Responderam 30 clientes assíduos da empresa Perfect Car. A análise dos resultados revelou que os clientes entrevistados, em sua grande maioria, possuem um comportamento ecológico correto, procuram preservar os recursos hídricos e preservar o meio ambiente. Como conclusão da pesquisa detectou-se que há tendência dos clientes preservarem a água, apresentando assim características de comportamento ecológico. Outro fator que se destaca na pesquisa é que este comportamento não está relacionado somente à lavagem de veículos, mas se estende a quase todos os seus hábitos diários. Conclui-se que os entrevistados se preocupam com o meio ambiente e tentam adotar ações que enfatizem a sustentabilidade e o correto comportamento com relação à preservação dos recursos hídricos, desenvolvendo maior grau de respeito e cuidado com o meio ambiente.
Citas
ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10004: Resíduos Sólidos, Classificação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.
ANDRADE, Rui O. B.; TACHIZAWA, Takeshy; CARVALHO, Ana B.; Enfoque Estratégico Aplicado ao Desenvolvimento Sustentável. Gestão Ambiental: 2ª Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.
ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anuário Estatístico da Indústria Automobilística Brasileira. São Paulo, 2015.
BARBIERI, José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial: Conceitos, Modelos e Instrumentos. São Paulo, Editora Saraiva, 2006.
COSTA, Carlos Alexandre Gehm Da. Contabilidade ambiental: mensuração, evidenciação e transparência. São Paulo: Atlas, 2012.
DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2009.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GIOIA, Ricardo M.; CROCCO, Luciano; TELLES, Renato. et al. Marketing aplicado: o planejamento de marketing. São Paulo: Editora Saraiva 2006.
MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva M. Fundamentos de Metodologia científica. 7ª Edi. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2010.
MUNCK, Luciano. Um novo agir frente à lógica das competências. Gestão da Sustentabilidade nas Organizações: São Paulo: Cengage Learning, 2013.
TRIGUEIRO, André. Abrindo espaço para um Planeta em Transformação: Mundo sustentável. São Paulo: Editora Globo, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).