O comportamento ecológico dos clientes da empresa Perfect Car Lavagens<br>Ecological behavior of clients company Perfect Car Washes

Autores

  • Tiago Pistoia Araujo Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES
  • Thiago Kader Rajeh Ibdaiwi
  • Bruno Cassol Lourenci Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2015v5n7.93

Palavras-chave:

Comportamento Ecológico, Gestão Ambiental, Meio Ambiente.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a percepção dos clientes da empresa Perfect Car Lavagens com relação à reutilização e/ou economia do consumo de água. A pesquisa é caracterizada por uma pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário contendo 25 (vinte e cinco) perguntas fechadas e 1 (uma) pergunta aberta, procurando obter com a maior clareza e objetividade possível, qual o comportamento ecológico do cliente da empresa e sua preocupação com o meio ambiente. Responderam 30 clientes assíduos da empresa Perfect Car. A análise dos resultados revelou que os clientes entrevistados, em sua grande maioria, possuem um comportamento ecológico correto, procuram preservar os recursos hídricos e preservar o meio ambiente. Como conclusão da pesquisa detectou-se que há tendência dos clientes preservarem a água, apresentando assim características de comportamento ecológico. Outro fator que se destaca na pesquisa é que este comportamento não está relacionado somente à lavagem de veículos, mas se estende a quase todos os seus hábitos diários. Conclui-se que os entrevistados se preocupam com o meio ambiente e tentam adotar ações que enfatizem a sustentabilidade e o correto comportamento com relação à preservação dos recursos hídricos, desenvolvendo maior grau de respeito e cuidado com o meio ambiente.

Biografia do Autor

Tiago Pistoia Araujo, Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES

Graduando em Administração.

Ciências Sociais e Aplicadas - Administração

Thiago Kader Rajeh Ibdaiwi

Graduação em Administração Comércio Exterior pela Faculdade Metodista de Santa Maria, Especialização em Recursos Humanos e Marketing pela Faculdade Metodista de Santa Maria e Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Su.

Bruno Cassol Lourenci, Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES

Graduando em Administração

Ciências Sociais e Aplicadas - Administração

Referências

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10004: Resíduos Sólidos, Classificação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

ANDRADE, Rui O. B.; TACHIZAWA, Takeshy; CARVALHO, Ana B.; Enfoque Estratégico Aplicado ao Desenvolvimento Sustentável. Gestão Ambiental: 2ª Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002.

ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anuário Estatístico da Indústria Automobilística Brasileira. São Paulo, 2015.

BARBIERI, José Carlos. Gestão Ambiental Empresarial: Conceitos, Modelos e Instrumentos. São Paulo, Editora Saraiva, 2006.

COSTA, Carlos Alexandre Gehm Da. Contabilidade ambiental: mensuração, evidenciação e transparência. São Paulo: Atlas, 2012.

DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: Responsabilidade Social e Sustentabilidade. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIOIA, Ricardo M.; CROCCO, Luciano; TELLES, Renato. et al. Marketing aplicado: o planejamento de marketing. São Paulo: Editora Saraiva 2006.

MARCONI, Marina de A.; LAKATOS, Eva M. Fundamentos de Metodologia científica. 7ª Edi. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2010.

MUNCK, Luciano. Um novo agir frente à lógica das competências. Gestão da Sustentabilidade nas Organizações: São Paulo: Cengage Learning, 2013.

TRIGUEIRO, André. Abrindo espaço para um Planeta em Transformação: Mundo sustentável. São Paulo: Editora Globo, 2005.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Araujo, T. P., Ibdaiwi, T. K. R., & Lourenci, B. C. (2015). O comportamento ecológico dos clientes da empresa Perfect Car Lavagens<br>Ecological behavior of clients company Perfect Car Washes. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 5(7), 126–143. https://doi.org/10.18815/sh.2015v5n7.93

Edição

Seção

Administração