A MULHER E O MERCADO DE TRABALHO: uma discussão sobre a (re)inserção após a licença-maternidade
DOI :
https://doi.org/10.18815/sh.2021v11n18.474Résumé
Atualmente, as mulheres, devido às responsabilidades que lhes são atribuídas pela sociedade, acabam tendo que conciliar a vida doméstica e o cuidado dos filhos com a vida profissional, a chamada “dupla jornada de trabalho”. Na intenção de contribuir com essa discussão, este estudo teve como objetivo analisar as vivências das profissionais após a licença-maternidade. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, e os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas de forma totalmente remota, pelo método “Bola de Neve”, com mulheres que tiveram experiências em relação à maternidade e o mercado de trabalho. Dentre os resultados, verificou-se, de forma geral, que as mulheres e mães, por mais que demonstrem estarem realizadas com a sensação única e especial da maternidade, por outro lado, se sentem prejudicadas e desvalorizadas na esfera profissional, pelo fato de os direitos e deveres de pais e mães não serem iguais. Pretende-se, então, com a realização do presente artigo, ampliar a discussão sobre a questão social da mulher e do homem, suas responsabilidades e direitos, e assim, contribuir para estudos futuros sobre o tema.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).