COMPORTAMENTO INOVADOR E ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL: UM ESTUDO DE CASO DO OKAY CAFÉ
DOI :
https://doi.org/10.18815/sh.2022v12n21.510Mots-clés :
comportamento inovador, acessibilidade comunicacional, cardápio em Libras, pessoas surdas.Résumé
Este trabalho trata de uma pesquisa sobre acessibilidade comunicacional para comunidade surda na empresa Okay Café de Santa Maria – RS. Dado as barreiras comunicacionais enfrentadas pela comunidade surda local, objetivou-se compreender de que forma a empresa analisada poderia reduzir tais barreiras e promover ações inovadoras de bem-estar à esta comunidade. Para atingir o propósito, especificamente, efetuou-se um diagnóstico atual da acessibilidade comunicacional e posteriormente foram planejadas e executadas ações como: (1) elaboração de um cardápio acessível em Língua Brasileira de Sinais – Libras; (2) adaptação das informações dos produtos, das Redes Sociais e do site da cafeteira; e (3) capacitação dos colaboradores da empresa para comunicação mais efetiva com a comunidade surda local. Na pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa com procedimentos exploratórios, na qual considerou-se a forma de interação e comunicação usada entre os colaboradores da empresa e os surdos. Os resultados deste estudo revelam a satisfação dos clientes surdos ao promover sua inclusão e bem-estar no âmbito da empresa analisada. Discute-se também, a importância econômica e socialização das empresas adequarem-se às necessidades das comunidades surdas.Références
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