COMPORTAMENTO INOVADOR E ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL: UM ESTUDO DE CASO DO OKAY CAFÉ

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2022v12n21.510

Parole chiave:

comportamento inovador, acessibilidade comunicacional, cardápio em Libras, pessoas surdas.

Abstract

Este trabalho trata de uma pesquisa sobre acessibilidade comunicacional para comunidade surda na empresa Okay Café de Santa Maria – RS. Dado as barreiras comunicacionais enfrentadas pela comunidade surda local, objetivou-se compreender de que forma a empresa analisada poderia reduzir tais barreiras e promover ações inovadoras de bem-estar à esta comunidade. Para atingir o propósito, especificamente, efetuou-se um diagnóstico atual da acessibilidade comunicacional e posteriormente foram planejadas e executadas ações como: (1) elaboração de um cardápio acessível em Língua Brasileira de Sinais – Libras; (2) adaptação das informações dos produtos, das Redes Sociais e do site da cafeteira; e (3) capacitação dos colaboradores da empresa para comunicação mais efetiva com a comunidade surda local. Na pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa com procedimentos exploratórios, na qual considerou-se a forma de interação e comunicação usada entre os colaboradores da empresa e os surdos. Os resultados deste estudo revelam a satisfação dos clientes surdos ao promover sua inclusão e bem-estar no âmbito da empresa analisada. Discute-se também, a importância econômica e socialização das empresas adequarem-se às necessidades das comunidades surdas.

Biografie autore

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Professor Pesquisador do CNPq

Professor Titular do Depto. de Ciências Administrativas

Porgama de Pós-graduação em Administração

Caroline Fagundes Domingues, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Aluna do Curso de Administração 

Universidade Fderal de Santa Maria

Silvana Bortoluzzi Balconi, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Aluna do Programa de Pós-graduação em Administração

 

Gilnei Luiz de Moura, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor Pesquisador do CNPq

Professor Associado 3 do Depto. de Ciências Administrativas

Programa de Pós-graduação em Administração

Emidio Gressler Teixeira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Aluno do Programa de Pós-graduação em Administração

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Pubblicato

2022-12-05

Come citare

Dias Lopes, L. F., Fagundes Domingues, C., Bortoluzzi Balconi, S., de Moura, G. L., & Gressler Teixeira, E. (2022). COMPORTAMENTO INOVADOR E ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL: UM ESTUDO DE CASO DO OKAY CAFÉ. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 12(21), 37–49. https://doi.org/10.18815/sh.2022v12n21.510

Fascicolo

Sezione

Administração