PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS DO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA FOIL NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
DOI :
https://doi.org/10.18815/sh.2022v12n21.552Mots-clés :
Metodologia FOIL, Egressos, Atuação Profissional, AdministraçãoRésumé
O mundo está cada vez mais dinâmico e essas mudanças constantes influenciam o mercado de trabalho, que por sua vez, exige não apenas competências técnicas, mas também as socioemocionais. A Faculdade Antonio Meneghetti ensina nos Cursos de Graduação, por meio das disciplinas de Formação Interdisciplinar Liderística tais competências. O presente trabalho tem por objetivo investigar a percepção que os egressos do Curso de Administração têm sobre a contribuição dessa metodologia na atuação profissional. A coleta de informações foi realizada através de entrevistas com professores FOIL e egressos. A partir da pesquisa observa-se que existe congruência entre os objetivos da metodologia FOIL e os resultados da aplicação, em âmbito profissional. Além dessa observação, outro aspecto trazido pelos entrevistados foi a importância dos demais projetos extensionistas da IES para a formação dos alunos. Os egressos percebem a importância dos conhecimentos adquiridos e visualizam a contribuição deles no aspecto pessoal e profissional.
Références
AMF. Institucional AMF. 2021. Disponível em: https://faculdadeam.edu.br/amf/institucional. Acesso em: 21 out. 2021
AMF. Metodologia FOIL. 2021. Disponível em: https://faculdadeam.edu.br/amf/metodologia-foil. Acesso em: 21 out. 2021
AMF. 5 motivos para você cursar Administração na AMF! 2022. Disponível em: https://faculdadeam.edu.br/blog/detalhes/99/5-motivos-para-voce-cursar-administracao-na-amf-. Acesso em: 19 jun. 2022.
BANCO MUNDIAL. Competências e Empregos: uma agenda para a juventude. Brasil, 2018. Documento de Trabalho. Disponível em: <http://documents.worldbank.org/curated/pt/953891520403854615/S%C3%ADntese-deconstata%C3%A7%C3%B5es-conclus%C3%B5es-e-recomenda%C3%A7%C3%B5es-depol%C3%ADticas>. Acesso em: 16 out. 2021.
BERNABEI, Pamela. Os três pontos para entrar no mundo do trabalho. In: Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013a.
BERNABEI, Pamela. Psicologia Managerial: o conhecimento que consente a escolha otimal. In: Psicologia Empresarial. São Paulo: FOIL, 2013b.
DELLAZZANA, Giovana Alves. O diferencial de formação profissional da FOIL. In: Formando Lideranças para o desenvolvimento futuro: compartilhando experiências. São João do Polêsine: Fundação Antonio Meneghetti, 2019.
FIA – Fundação Instituto de Administração. Soft Skills: O que são, Tipos Principais e Como Desenvolver, 2019.
FIOREZI, Juliane. Antonio Meneghetti Faculdade: onde o mundo-da-vida escorre como realidade histórica. In: Formando Lideranças para o desenvolvimento futuro: compartilhando experiências. São João do Polêsine: Fundação Antonio Meneghetti, 2019.
FUNDAÇÃO ANTONIO MENEGHETTI (FAM). Relatório Anual de Atividades. 2021.
FRAIMAN, Leo. Como ensinar bem as crianças e adolescentes de hoje: teoria e prática na sala de aula. 1 ed. São Paulo: FTD, 2017.
GEHRKE, Augusto Roberto. Pilares para a formação integral de um profissional. In: Formando Lideranças para o desenvolvimento futuro: compartilhando experiências. São João do Polêsine: Fundação Antonio Meneghetti, 2019.
GERHARDT, Tatiana Engel. SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HOFFMANN, Gustavo. Por que o modelo educacional não será mais o mesmo depois da covid-19. Desafios da educação 2020. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/modelo-educacional-depois-covid-19/. Acesso em: 09 set. 2021.
HOFFMANN, Gustavo. O Futuro da Educação e o Desenvolvimento das Competências do Séc XXI. ABMES, 2021. Disponível em: https://abmes.org.br/documentos/detalhe/848/gustavo-hoffmann-o-futuro-da-educacao-e-o-desenvolvimento-das-competencias-do-seculo-xxi. Acesso em: 16 out. 2021.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 7 ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.
MARTINS, Fernanda Goulart. Formação profissional através do protagonismo responsável: uma proposta educacional para a sociedade atual e futura. In: Formando Lideranças para o Desenvolvimento Futuro: Compartilhando Experiências. São João do Polêsine: Fundação Antonio Meneghetti, 2019.
MATOS, Matheus. Estudo sobre conhecimento e desenvolvimento de soft skills no curso de Administração da UFMA. São Luís, 2020.
MENEGHETTI, Antonio. Inserção competitiva no mundo do trabalho. In: Psicologia Managerial. São Paulo: FOIL, 2007.
MENEGHETTI, Antonio. Psicologia Empresarial. 2ª edição. São Paulo: FOIL, 2013.
MENEGHETTI, Antonio. Antonio Meneghetti sobre…A riqueza como arte de ser. São João do Polêsine: Fundação Antonio Meneghetti, 2016.
MENEGHETTI, Antonio. Antonio Meneghetti sobre…Jovens e realidade cotidiana. São João do Polêsine: Fundação Antonio Meneghetti, 2017.
MICHELOTTI, Patricia. Escola da Vida: o início de uma trajetória de valor. In: Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar. Volume IV. São João do Polêsine: Fundação Antonio Meneghetti, 2019.
MILANO, Patrick. A importância da internacionalidade para um jovem. In: Formando Lideranças para o Desenvolvimento Futuro: Compartilhando Experiências. São João do Polêsine: Fundação Antonio Meneghetti, 2019.
ROBLES, M. M. Executive perceptions of the top 10 Soft Skills needed in today’s workplace. Business Communication Quarterly, v. 75, n. 4, p. 453-465, 2012.
ROUCO, C., Cottim, J., & Ricardo, N. Modelo de Gestão de Desenvolvimento de Soft Skills: Desde os Jovens aos Profissionais. Conferência - Investigação E Intervenção Em Recursos Humanos, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.26537/iirh.vi7.2672. Acesso em: 16 out. 2021.
SANTOS, J. C. F. DOS; DA SILVA SANTOS, L.; MARTINS FERNANDES, C. . Inclusão de competências socioemocionais no universo dos pequenos negócios: Revisão sistemática. Revista Alomorfia, Presidente Prudente, v. 4, n. 1, 2020, p. 12-20
SCHAEFER, Ricardo. Formação integral para o protagonismo responsável: as dimensões da formação do jovem no Recanto Maestro. Saber Humano, ISSN 2446-6298, V. 7, n. 10, p. 32-52, jul./dez. 2017.
SCHAEFER, R. et. al. (Orgs.). Identidade Jovem: a formação humanista de jovens como garantia de sustentabilidade, identidade e protagonismo civil. PRONAC no 098244/Associação Brasileira de Ontopsicologia. Recanto Maestro: Associação Brasileira de Ontopsicologia, 2011.
SCHERER, K. C.; WAZLAWICK, P. . Aprendizagem técnica e o desenvolvimento da forma mentis com estudantes de Administração: um estudo introdutório. In: Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar. Volume IV. São João do Polêsine: Fundação Antonio Meneghetti, 2019.
SCHULZ, B. The importance of soft skills: Education beyond academic knowledge. Nawa Journal of Communication. Journal of Language and Communication, June 2008.
SILVA, Beatriz Xavier Ferreira da. et.al. SOFT SKILLS: rumo ao sucesso no mundo profissional. Revista Interface Tecnológica V. 17 N. 1 (2020). Disponível em: http://35.238.111.86:8080/jspui/bitstream/123456789/143/1/Silva_Beatriz_Soft%20skills.pdf. Acesso em:16 out. 2021.
WAZLAWICK, Patrícia. Para engendrar a Técnica de Personalidade: Resultados da Pedagogia Ontopsicológica aplicada na formação pessoal e profissional de jovens no ensino superior universitário. 2014. (Monografia: Especialização em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico) - Antonio Meneghetti Faculdade, Recanto Maestro, 2014.
WAZLAWICK, Patrícia. O método ontopsicológico para jovens. In: Ontopsicologia Ciência Interdisciplinar. Volume V. São João do Polêsine: Fundação Antonio Meneghetti, 2020.
WAZLAWICK, P., SCHAEFER, R. e SILVA, B. Inovação baseada em Metodologias Ativas na educação superior: Ontopsicologia e Metodologia FOIL para o desenvolvimento humano e empreendedor de jovens. Latin American Journal of Development, Curitiba, v. 3, n. 4, p. 2686-2708, jul./ago. 2021. ISSN 2674-9297.
WORLD ECONOMIC FORUM. The future of Jobs. October, 2020. Disponível em: https://www.weforum.org/reports/the-future-of-jobs-report-2020. Acesso em: 26 ago. 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).