Liderança na percepção dos acadêmicos de administração sob a óptica do método de evocação de palavras <BR>Leadership in management academics perception under the words evocation metod optics
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n10.162Parole chiave:
Liderança, Organização, Evocação de palavras, Representações sociaisAbstract
Liderança é
Este artigo aborda a liderança como um tema que gera interesse tanto no meio acadêmico quanto empresarial, considerando o contexto de mudança no qual as organizações se deparam-se hodiernamente, o que faz com que necessitem contar com bons líderes em seu quadro funcional. A liderança produtiva gera bons resultados às empresas e, consequentemente, crescimento a todos os envolvidos. O alcance das metas estabelecidas pela empresa depende da influência do líder sobre os seus liderados. Esse processo passa por várias etapas, e todas elas são resultantes de uma liderança efetiva. Com base nessas premissas, oseu objetivo do texto é entender, por meio de estudo bibliográfico e empírico, como a liderança surge e como é percebida pelas pessoas. O método de abordagem é dedutivo e a pesquisa é de natureza quanti-qualitativa, através da aplicação de questionamentos considerados pertinentes à prática da gestão impulsionados pelo método de evocação de palavras em que o entrevistado não tem muito tempo para pensar nas respostas. Os resultados obtidos na pesquisa, realizada com acadêmicos do Curso de Administração do Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo – IESA, os quais foram convidados a listar cinco termos que, imediatamente, os remetem-nos à expressão liderança aponta àa verificação por meio da frequência e da ordem das palavras, o tipo de percepção que os futuros gestores têm a respeito do tema, ou seja, que os acadêmicos de Administração valorizam o líder e entendem a sua importância para a organização como um todo, mostrando, assim, o que eles esperam de seus líderes e também como eles podem liderar no futuro.
Abstract: This article approaches leadership as a topic that generates interest in both academia and business, considering the context of change in
which organizations are faced today, which makes them need to have good leaders in their staff. Productive leadership produces good results for companies and, consequently, growth for all involved. The achievement of the goals established by the company depends on the influence of the leader over its leaders. This process goes through several stages, all of which are the result of effective leadership. Based on these premises, its objective is to understand, through a bibliographical and empirical study, how leadership emerges and how it is perceived by people. The method of approach is deductive and research is of a quantitative-qualitative nature, through the application of questions considered pertinent to the practice of management driven by the method of evocation of words in which the interviewee does not have much time to think about the answers. The results obtained in the research, carried out with academics of the Management Course of the Higher Education Institute of Santo Ângelo - IESA, who were invited to list five terms that immediately refer to the expression leadership points to verification through frequency and order Of the words, the type of perception that future managers have about the theme, that is, that the Administration scholars value the leader and understand their importance to the organization as a whole, thus showing what they expect from their leaders And also how they can lead in the future.influence of the variables “necessity” and “opportunity” for the appearance of new entrepreneurship. The results suggest that these two factors are important for the upbringing of new entrepreneurship, but the necessity has shown to be the most determining in face of other variables to the injection of people on the market of said region.
Keywords: Leadership, Organization, Words Evocation, Social Representation.
Resúmen:
Esto artículo se centra en una cuestión de liderazgo como algo que causa interés tanto en el medio académico como en el contexto de cambio, en que lãs organizaciones se encontran en el dia de hoy. El liderazgo productivo genera resultados buenos para empresas y, consecuentemente, crecimiento a todas las personas que se envuelven. El alcance de las metas establecidas por la empresa depende de la influencia del líder acerca de sus subordinados. Esto proceso ha sido muy productivo para todas las personas. Con base en esas ideas, su objectivo es entender, por medio de estudio bibliográfico y empírico, como una vanguardia se presenta y como se percibe por las personas. El método de la exploración es deducible y la investigación de la naturaleza cuantitativa-cualitativa, por la aplicación del cuestionamiento de los factores pertinentes a la práctica de la gestión impulsionados por el método de evocación de palabras en la que se entrevistó. Los resultados obtenidos en la búsqueda, que se hizo en las graduaciones de Enseñanza Superior de Santo Ângelo - IESA, las palabras, el tipo de percepción de los futuros gestores tienen un respeto por el tema, o sea que los alumnos de Administración valorizan el liderazgo y el entendimiento de su importancia para una organización como un todo, además, como ellos pueden liderar en el futuro.
Palabras clave: Liderazgo, Organización, Evocación de palabras, Representaciones sociales.
Riferimenti bibliografici
BENDASSOLI, P. F.; MAGALHÃES, M. D.; MALVEZZI, S. Liderança nas organizações. ZANELLI, J. C.; ANDRADE, J. E. B.; BASTOS, A. V. B. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
CHANLAT, J-F. O individuo na organização. São Paulo: Atlas, 1990.
CHEMERS, M. M. The contingency model of leadership effectiveness: Its levels of analysis. The Leadership Quarterly, v. 6, n. 2, p. 147-167, 1995.
FIORELLI, J. O. Psicologia para administradores: Integrando Teoria e Prática. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
GIL, A. C. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2009.
LACOMBE, F. Recursos humanos: Princípios e Tendências. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
MATOS, G. G. Comunicação empresarial sem complicação. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2009.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: Da Revolução Urbana à Revolução Digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
MENEGHETTI, A. A Psicologia do Líder. Porto Alegre: Associação Brasileira de Ontopsicologia, 1996.
OLIVEIRA, J. F. (Org.); MARINHO, R. M. Liderança: Uma questão de competência. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
OLIVEIRA, R. S.; PASSOS, E. S. O papel do gestor na motivação dos seus colaboradores. Cairu em Revista, ano 2, n. 2, p. 33-41, jan. 2013, ISSN 22377719.
SCHEIN, E. H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009.
SÊGA, R. A. O conceito de representação social nas obras de Denise Jodelet e Serge Moscovici. Anos 90, Porto Alegre, n. 13, p. 128-133, jul. 2000. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/ppghist/anos90/13/13art8.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015.
SPECTOR, P. E. Psicologia nas organizações. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
VERGÈS, P. L’analyse des représentations sociales par questionnaires. Revue française de sociologie, v. 42, n. 3, p. 537-561, 2001.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).