AS VARIÁVEIS NECESSIDADE E OPORTUNIDADE E SUAS INFLUÊNCIAS NA ABERTURA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CAMPO NO CENTRO COMERCIAL DE MACAPÁ-AP

Autores

  • Aléxia Galvão Assunção Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Filipe dos Anjos Queiroz Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
  • Robson Antônio Tavares Costa Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n10.201

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Necessidade, Oportunidade.

Resumo

Muitos estudos têm apontado que o empreendedorismo é fundamental para o desenvolvimento da economia. Mesmo antes de ser definido o que é empreender, determinadas praticas já eram determinantes para a sobrevivência humana. O artigo busca através de um estudo quantitativo e qualitativo em micro e pequenas empresas do centro comercial do Município de Macapá-AP, analisar a influência das variáveis necessidade e oportunidade para o surgimento de novos empreendimentos. Os resultados sugerem que esses dois fatores são importantes para o surgimento de novos empreendimentos, mas, a necessidade se mostrou consideravelmente mais decisiva frente a outros fatores para o ingresso de indivíduos no comércio da referida região.

 

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Assunção, A. G., Queiroz, F. dos A., & Costa, R. A. T. (2017). AS VARIÁVEIS NECESSIDADE E OPORTUNIDADE E SUAS INFLUÊNCIAS NA ABERTURA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CAMPO NO CENTRO COMERCIAL DE MACAPÁ-AP. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 7(10), 126–143. https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n10.201

Edição

Seção

Administração