A leitura inteligente no Ensino Médio: aplicação dos princípios da Pedagogia Ontopsicológica
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2017v7n11.251Parole chiave:
Leitura. Ensino Médio. Pedagogia Ontopsicológica.Abstract
Uma das grandes e crescentes preocupações dos professores da Educação Básica (ensino fundamental e médio) e do Ensino Superior é que as novas gerações estão cada vez mais perdendo o contato com os textos escritos e com isso, ficam privados à toda a forma privilegiada de estudo à cultura milenar clássica deixada em textos acadêmicos codificados por meio pela linguagem complexa das diversas ciências. A cultura humana que está expressa em formato de textos que são posteriormente utilizados nos espaços de ensino, para serem apropriados dependem em grande parte, do trabalho intelectual dos aprendizes. Sem o esforço intelectual do aprendiz todo o conhecimento permanece fechado à si mesmo ou ainda restrito aqueles poucos que, sabem como extrair deles a sua sabedoria.Riferimenti bibliografici
ALVES, Alda Judith. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo (77): 53-61, maio, 1991.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394/1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 23 out. 2015.
BRASIL. MEC. SEB. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Parte IV - Ciências Humanas e suas Tecnologias. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf. Acesso em: 10 nov. 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 10 nov. 2015.
GIORDANI. E. M. Leitura Inteligente. In: GIORDANI, E. M.; RAMBO, M. C. Leitura como instrumento de construção do sujeito histórico. Revista Latino-Americana de História. Vol. 2, no. 6, agosto de 2013. Edição Especial. Disponível em: http://projeto.unisinos.br/rla/index.php/rla/article/viewFile/262/215. Acesso em: 20 out. 2014.
LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1986.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo, Cortez, 1994.
MENEGHETTI, Antônio. Pedagogia Ontopsicológica. 2. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editrice, 2014.
MENEGHETTI, Antônio. Manual de Ontopsicologia. 4. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editrice, 2010.
MOSS, Barbara; LOH, Virginia S. 35 Estratégias para Desenvolver a Leitura com Textos Informativos: Porto Alegre: Ed. Penso, 2012.
PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Da observação participante à pesquisa-ação em comunicação: pressupostos epistemológicos e metodológicos. In. Anais INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – BH/MG – 2 a 6 Set 2003. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2003/www/pdf/2003_COLOQUIO_peruzzo.pdf. Acesso em: 14 ago. 2015.
RANGEL, Mary. Dinâmicas de Leitura para a sala de aula. Petrópolis: Vozes, 1990.
SEVERINO, Antônio J. Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. Cadernos de Pedagogia Universitária. São Paulo: USP, 2008.
SEVERINO, Antônio J. Metodologia do trabalho científico. 19. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
SALLES, João Carlos; BIRCHAL, Telma de Souza; PASCHOAL, Antonio Edmilson. Filosofia. BRASIL. MEC. INEP. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14Filosofia.pdf . Acesso em: 21 out. 2015.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).