Um estudo sobre a ressignificação do currículo escolar em tempos de crise

Autori

  • Cássia Aparecida Sales Magalhães Kirchner Centro Universitário UNIFAAT
  • Maria Eduarda Silva Santos Centro Universitário UNIFAAT

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2024v14n24.702

Parole chiave:

escola, currículo, saber docente, crise na educação, pandemia

Abstract

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica e teve como objetivo apresentar as reflexões realizadas sobre as relações entre escola, currículo e os modos como os formadores, gestores e professores constroem e ressignificam os saberes dentro da escola em tempos de crise. Foram analisados documentos curriculares no período de 2016 a 2021 e registros produzidos pela coordenação pedagógica e professores nos Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) de uma escola de Educação Infantil localizada em uma cidade do interior de São Paulo. Para tal, utilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica e documental pautada no referencial teórico de Laurence Bardin, seguindo as etapas de pré-análise, tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A partir dos indícios deixados nos registros, foi possível concluir que, apesar do período de suspensão do atendimento presencial por consequência da disseminação do vírus SARS-CoV-2, responsável por ocasionar a pandemia de COVID-19, o currículo foi ressignificado e adaptado às adversidades apresentadas em um momento de crise.

Biografie autore

Cássia Aparecida Sales Magalhães Kirchner, Centro Universitário UNIFAAT

Doutora em Educação (Unicamp). Professora (UNIFAAT).

Maria Eduarda Silva Santos, Centro Universitário UNIFAAT

Graduanda em Pedagogia (UNIFAAT).

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Pubblicato

2024-06-11 — Aggiornato il 2024-06-11

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Come citare

Sales Magalhães Kirchner, C. A., & Silva Santos, M. E. (2024). Um estudo sobre a ressignificação do currículo escolar em tempos de crise. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 14(24), 58–71. https://doi.org/10.18815/sh.2024v14n24.702