Ciência Jurídica e o critério de refundação epistêmico segundo a autopoiese do ôntico-humanista
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2019v9n15.413Palavras-chave:
Autopoiese. Direito. Ontopsicologia.Resumo
O presente trabalho dedica-se ao estudo da Ontopsicologia relacionada ao Direito. Portanto, o objetivo do trabalho é estudar a relação entre Ontopsicologia e Direito em base ao critério de refundação epistêmico segundo a autopoiese ôntico-humanistico, examinando as principais referências existentes sobre Direito, Ontopsicologia e autopoiese, a fim de verificar como ocorre no plano concreto a aplicação da ciência ontopsicológica nos trabalhos realizados pelos profissionais do Direito. O método utilizado foi o qualitativo. Com o transcurso dos anos, a sociedade emergiu em assuntos superficiais e deslocados do real conhecimento sobre o humano. Dessa maneira, o Direito também experimentou os resultados de ser pensado e aplicado por gerações de juristas que viveram na superficialidade humana ou que não compuseram sua vida conforme a ordem da natureza. Portanto, atualmente, existe um Direito maculado por estas gerações de pensadores e necessita ser refundado por mentes hígidas e que apliquem o conhecimento humanista na elaboração, interpretação e aplicação das leis em prol de uma sociedade mais humanizada e menos robotizada. Professor Antonio Meneghetti informa a passagem para a refundação do Direito, que é critério epistêmico segundo a autopoiese do ôntico-humanista. Portanto, a conclusão do trabalho ocorreu no sentido de que é possível refundar o Direito através da aplicação da metodologia ontopsicológica, sempre em favorecimento e evolução da sociedade.Referências
CASTAÑON, G. A. Construtivismo e ciências humanas. Disponível em:
http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v05/m22542.pdf Acessado em: 12/12/2018
MATURANA, H. R.; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas
Do entendimento humano. Campinas, SP: Psy II, 1995.
MATURANA, H. R. A ontologia da realidade. Organização e tradução Cristina Magro, Miriam Graciano e Nelson Vaz. Belo horizonte, MG: Ed. UFMG, 1997.
_____- Cognição, ciência e vida cotidiana. Organização e tradução Cristina Magro e
Victor Paredes. Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG, 2001.
_____- Emoções e linguagem na educação e na política. Tradução de José Fernando
Campos Forte. Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG, 2002.
MENEGHETTI, Antonio. Direito, Consiência e Sociedade. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editrice, 2009.
___________________. O Critério Ético do Humano. Porto Alegre: Ontopsicologica Editrice, 2002.
___________________. Os jovens e a Ética Ôntica. Recanto Maestro – São João do Polêsine – RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
___________________. Sistema e Personalidade. 3. ed. – Recanto Maestro: Ontopsicológica Editrice, 2004.
___________________. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. rev. atual. – Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).