Ciência Jurídica e o critério de refundação epistêmico segundo a autopoiese do ôntico-humanista

Autores

  • Djovani Pozzobon Antonio Meneghetti Faculdade
  • Josemar Sidinei Soares Antonio Meneghetti Faculdade

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2019v9n15.413

Palavras-chave:

Autopoiese. Direito. Ontopsicologia.

Resumo

O presente trabalho dedica-se ao estudo da Ontopsicologia relacionada ao Direito. Portanto, o objetivo do trabalho é estudar a relação entre Ontopsicologia e Direito em base ao critério de refundação epistêmico segundo a autopoiese ôntico-humanistico, examinando as principais referências existentes sobre Direito, Ontopsicologia e autopoiese, a fim de verificar como ocorre no plano concreto a aplicação da ciência ontopsicológica nos trabalhos realizados pelos profissionais do Direito. O método utilizado foi o qualitativo. Com o transcurso dos anos, a sociedade emergiu em assuntos superficiais e deslocados do real conhecimento sobre o humano. Dessa maneira, o Direito também experimentou os resultados de ser pensado e aplicado por gerações de juristas que viveram na superficialidade humana ou que não compuseram sua vida conforme a ordem da natureza. Portanto, atualmente, existe um Direito maculado por estas gerações de pensadores e necessita ser refundado por mentes hígidas e que apliquem o conhecimento humanista na elaboração, interpretação e aplicação das leis em prol de uma sociedade mais humanizada e menos robotizada. Professor Antonio Meneghetti informa a passagem para a refundação do Direito, que é critério epistêmico segundo a autopoiese do ôntico-humanista. Portanto, a conclusão do trabalho ocorreu no sentido de que é possível refundar o Direito através da aplicação da metodologia ontopsicológica, sempre em favorecimento e evolução da sociedade.

Biografia do Autor

Djovani Pozzobon, Antonio Meneghetti Faculdade

Possui graduação em Bacharelado em Direito - Antonio Meneghetti Faculdade (2017). Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Advogado.

Josemar Sidinei Soares, Antonio Meneghetti Faculdade

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2003), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), especialista em Psicologia Social pela Universidade Estatal de São Petersburgo (Rússia). É professor dos cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí  UNIVALI. Como docente atua principalmente na linha de pesquisa Estado, Transnacionalidade e Sustentabilidade, vinculada à área de concentração Principiologia Constitucional e Política do Direito, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da UNIVALI.

Referências

CASTAÑON, G. A. Construtivismo e ciências humanas. Disponível em:

http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v05/m22542.pdf Acessado em: 12/12/2018

MATURANA, H. R.; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas

Do entendimento humano. Campinas, SP: Psy II, 1995.

MATURANA, H. R. A ontologia da realidade. Organização e tradução Cristina Magro, Miriam Graciano e Nelson Vaz. Belo horizonte, MG: Ed. UFMG, 1997.

_____- Cognição, ciência e vida cotidiana. Organização e tradução Cristina Magro e

Victor Paredes. Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG, 2001.

_____- Emoções e linguagem na educação e na política. Tradução de José Fernando

Campos Forte. Belo Horizonte, MG: Ed. UFMG, 2002.

MENEGHETTI, Antonio. Direito, Consiência e Sociedade. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editrice, 2009.

___________________. O Critério Ético do Humano. Porto Alegre: Ontopsicologica Editrice, 2002.

___________________. Os jovens e a Ética Ôntica. Recanto Maestro – São João do Polêsine – RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

___________________. Sistema e Personalidade. 3. ed. – Recanto Maestro: Ontopsicológica Editrice, 2004.

___________________. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. rev. atual. – Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2012.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

Pozzobon, D., & Soares, J. S. (2019). Ciência Jurídica e o critério de refundação epistêmico segundo a autopoiese do ôntico-humanista. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 9(15), 12–43. https://doi.org/10.18815/sh.2019v9n15.413

Edição

Seção

Direito