A ausência de unidade de ação entre sócios como fator limitante de crescimento da empresa – um estudo de caso

Autores

  • Adilson Weddigen Faculdade Antonio Meneghetti
  • Marcel Rodrigues Bianchi Faculdade Antonio Meneghetti
  • Rodrigo Tonin
  • Vitor Augusto Neumann Pritsch Faculdade Antonio Meneghetti
  • Josiane Barbieri

Palavras-chave:

Advocacia, Cobrança, Venda, Core Business, Ontopsicologia

Resumo

O presente artigo foi criado a partir de uma necessidade apresentada pela empresa, de como desenvolver seu negócio de modo autônomo. Definimos o objetivo de compreender como a operação comercial da empresa poderia ser constituída para gerar
novos negócios, reforçando o seu core business. Para isso, foram entrevistadas pessoas chave da organização utilizando-se um questionário aplicado verbalmente em vídeo conferências, e de onde foi possível extrair as informações relevantes da empresa a fim
de direcionar nossas análises como pesquisadores e entregar ao fim um diagnóstico do que a empresa pode realizar para alcançar tal autonomia. Concluímos que o core business já existe, porém não é evidenciado pela própria equipe, e que, uma vez conscientizado e dependendo da estratégia adotada pela empresa, podem tomar diferentes caminhos na
execução, inclusive no modus operandi da área comercial. Apresentaremos a seguir nossa avaliação.

Biografia Autor

Josiane Barbieri

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), especialização em Psicoterapia da Adolescência (1989) e Psicologia Social (1993) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós Graduação Stricto Sensu pela Universidade Estatal de São Petersburgo - Rússia (2003). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Uuniversidade Católica de São Paulo (2011). Professora Convidada MBA Antonio Meneghetti Faculdade. Professora do Curso de Graduação em Ontopsicologia Antonio Meneghetti Faculdade. Sócia Diretora da Metanoia Dirigencial Eventos. Atua com Consultoria Empresarial, Coaching Liderísitico, Gestão de Conflitos, Planejamento Estratégico alinhado com os 8 ODMs e Implantação de Políticas de Recursos Humanos.

Referências

MENEGHETTI, A. Psicologia Empresarial. São Paulo, SP: FOIL, 2013

MENEGHETTI, A. Dicionário de Ontopsicologia. 2º Ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2012.

MENEGHETTI, A. A Psicologia do Líder. 5ª Ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.

RACKHAM, N. Alcançando Excelência em Vendas - Spin Selling - Construindo Relacionamentos de Alto Valor para seus clientes. 1ª edição. São Paulo, SP: M. Books, 2009.

ZOOK, C.; ALLEN, J. Lucro a partir do Core Business - Como Retomar o Crescimento em tempos Incertos. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: Bain & Company, 2010.

Publicado

2023-05-26

Como Citar

Weddigen, A., Rodrigues Bianchi, M., Tonin, R., Augusto Neumann Pritsch, V., & Barbieri, J. (2023). A ausência de unidade de ação entre sócios como fator limitante de crescimento da empresa – um estudo de caso. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 1(01). Obtido de https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/601