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Um estudo sobre a ressignificação do currículo escolar em tempos de crise

Autores

  • Cássia Aparecida Sales Magalhães Kirchner Centro Universitário - UNIFAAT

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2024v14n24.702

Palavras-chave:

escola, currículo, saber docente, crise na educação, pandemia

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica e teve como objetivo apresentar as reflexões realizadas sobre as relações entre escola, currículo e os modos como os formadores, gestores e professores constroem e ressignificam os saberes dentro da escola em tempos de crise. Foram analisados documentos curriculares no período de 2016 a 2021 e registros produzidos pela coordenação pedagógica e professores nos Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) de uma escola de Educação Infantil localizada em uma cidade do interior de São Paulo. Para tal, utilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica e documental pautada no referencial teórico de Laurence Bardin, seguindo as etapas de pré-análise, tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A partir dos indícios deixados nos registros, foi possível concluir que, apesar do período de suspensão do atendimento presencial por consequência da disseminação do vírus SARS-CoV-2, responsável por ocasionar a pandemia de COVID-19, o currículo foi ressignificado e adaptado às adversidades apresentadas em um momento de crise.

Biografia Autor

Cássia Aparecida Sales Magalhães Kirchner, Centro Universitário - UNIFAAT

Doutora em Educação (Unicamp). Professora (UNIFAAT).

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Publicado

2024-06-11

Versões

Como Citar

Sales Magalhães Kirchner, C. A. (2024). Um estudo sobre a ressignificação do currículo escolar em tempos de crise. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 14(24), 58–71. https://doi.org/10.18815/sh.2024v14n24.702