Sustentabilidade nas Universidades: uma abordagem a partir dos marcos legais e históricos na perspectiva da sociedade informacional e alta modernidade

Autores

  • Bruno Mello Correa de Barros Faculdade Metodista Centenário https://orcid.org/0000-0003-3250-015X
  • Thiago Antônio Beuron Corrêa de Barros Universidade Federal do Pampa
  • Valéria Garlet Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n22.570

Palavras-chave:

Universidades, Sustentabilidade, Marcos Históricos

Resumo

A ideia de sustentabilidade em meio à sociedade emerge da necessidade de conscientização da escassez dos recursos naturais, e da sua relação com a satisfação das necessidades das gerações atuais e do futuro. Em meio a isso, algumas organizações são capazes de propor e promover reformas culturais profundas, criando assim um ambiente propício para a difusão de princípios sustentáveis, e entre elas estão as instituições de ensino e as universidades.  O objetivo do estudo é resgatar os marcos regulatórios que contribuíram para uma nova dinâmica da sustentabilidade em meio à sociedade brasileira, bem como resgatar os principais eventos que envolveram a temática no contexto das universidades e publicações acerca do tema. Como método, o trabalho possui uma técnica indireta de tratamentos dos dados, visto que foi utilizado o levantamento bibliográfico. Em relação ao procedimento, o método usado foi o monográfico e comparativo, e o cunho exploratório e qualitativo, visto que possibilita a interação e percepção maior do tema estudado. Como resultados, percebe-se que a discussão acerca do desenvolvimento sustentável em universidades é tema cada vez mais recorrentes em diferentes áreas do conhecimento. Através das universidades, é possível discutir e incentivar a transformação da sociedade para a prática de ações mais sustentáveis, bem como a propagação de competências e comportamentos capazes de promover a sustentabilidade no meio acadêmico, e ampliar suas ações à sociedade.

Biografia do Autor

Bruno Mello Correa de Barros, Faculdade Metodista Centenário

Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação - PPGD da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, na área de Concentração: Direitos Emergentes na Sociedade Global e linha de Pesquisa: Direitos na Sociedade em Rede. Docente do Curso de Direito da Faculdade Metodista Centenário - FMC, com atuação nas disciplinas de Direito Constitucional, Introdução ao Estudo do Direito, Fundamentos ao estudo do Direito, Direito Administrativo e Direito Informacional. Coordenador dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC da Faculdade Metodista Centenário - FMC. Docente do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metodista Centenário, ministrando a seguinte disciplinas: Legislação Trabalhista e Previdenciária. Membro docente da Coordenadoria de Avaliação Institucional - CPA da FMC. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES pelo período de Fevereiro de 2016 a Março de 2017. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito & Internet - CEPEDI, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, cadastrado na plataforma de pesquisas CNPq, atuação na linha de pesquisa ''Riscos e (des)controles do ciberespaço''. Integrante do projeto de pesquisa ''Ativismo digital e as novas mídias: desafios e oportunidades da cidadania global'', projeto registrado no Gabinete de Estudos e Apoio Institucional (GEAIC) do Centro de Ciências Sociais e Humanas - CCSH da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, sob o no 030039, de 2015 a 2019. De 2014 a 2015 participou como pesquisador do Núcleo de Direito Informacional - NUDI da UFSM, também cadastrado no CNPq. Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito - CONPEDI e membro associado da Academia Nacional de Estudos Transnacionais - ANET. Parecerista Permanente da Revista Brasileira de Políticas Públicas. Autor de artigos científicos, trabalhos acadêmicos e pesquisas nas áreas de Direito Digital, Direito e Internet, Direito da Criança e do Adolescente, bem como temas relacionados à utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC, Democratização da Mídia e Lei de Acesso à Informação.

Thiago Antônio Beuron Corrêa de Barros, Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), área Administração e Gestão Pública. Docente Permanente no Programa de Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA - UNIPAMPA), Campus Santana do Livramento. Membro da Comissão de Curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Gestão Pública. Foi Diretor do Campus de Dom Pedrito da UNIPAMPA (Gestão 2017-2020). Atuou em diferentes Conselhos e Comissões da Universidade ao longo dos últimos anos. Em 2021 atuou como Coordenador Substituto do curso de Bacharelado em Administração Pública - EAD/UAB/UNIPAMPA, presidindo ainda, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do mesmo curso. Possui Doutorado em Administração (área de concentração: Gestão Organizacional) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - PPGA - UFSM (2016), participou do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior - PSDE, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - FEUC, Portugal (2015). É Mestre em Administração pelo PPGA - UFSM (2012), área de concentração: Estratégia e Competitividade. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - PR (2009). Possui MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela Escola de Negócios da PUCRS (2019) e MBA em Gestão Pública e Inovação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) (2022). Tem experiência na área de Administração, ênfase em Estratégia, Administração de Pessoal, Gestão de Organizações Públicas e Privadas, Inovação e Sustentabilidade. Participa dos grupos de pesquisa: Observatório de Gestão Universitária para a Inclusão e Desenvolvimento Social do Pampa (UNIPAMPA); e, Grupo de Pesquisa ECOINOVAR (UFSM). Assessor editorial e revisor de periódicos na área. Registro CFA/CRA RS-050560/O. Página em atualização. Site: https://www.thia.gobeuron.org/.

Valéria Garlet, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestra em Administração (UFSM), Especialista em Gestão Pública (UAB/UFSM), Graduada em Administração e em Letras Hab. Espanhol e Respectivas Literaturas (UFSM). Técnica-Administrativa em Educação (UFSM).

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Publicado

2023-07-04

Como Citar

Barros, B. M. C. de, Beuron Corrêa de Barros , T. A., & Garlet, V. (2023). Sustentabilidade nas Universidades: uma abordagem a partir dos marcos legais e históricos na perspectiva da sociedade informacional e alta modernidade. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 13(22), 87–114. https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n22.570

Edição

Seção

Educação