Sustentabilidade nas Universidades: uma abordagem a partir dos marcos legais e históricos na perspectiva da sociedade informacional e alta modernidade
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n22.570Parole chiave:
Universidades, Sustentabilidade, Marcos HistóricosAbstract
A ideia de sustentabilidade em meio à sociedade emerge da necessidade de conscientização da escassez dos recursos naturais, e da sua relação com a satisfação das necessidades das gerações atuais e do futuro. Em meio a isso, algumas organizações são capazes de propor e promover reformas culturais profundas, criando assim um ambiente propício para a difusão de princípios sustentáveis, e entre elas estão as instituições de ensino e as universidades. O objetivo do estudo é resgatar os marcos regulatórios que contribuíram para uma nova dinâmica da sustentabilidade em meio à sociedade brasileira, bem como resgatar os principais eventos que envolveram a temática no contexto das universidades e publicações acerca do tema. Como método, o trabalho possui uma técnica indireta de tratamentos dos dados, visto que foi utilizado o levantamento bibliográfico. Em relação ao procedimento, o método usado foi o monográfico e comparativo, e o cunho exploratório e qualitativo, visto que possibilita a interação e percepção maior do tema estudado. Como resultados, percebe-se que a discussão acerca do desenvolvimento sustentável em universidades é tema cada vez mais recorrentes em diferentes áreas do conhecimento. Através das universidades, é possível discutir e incentivar a transformação da sociedade para a prática de ações mais sustentáveis, bem como a propagação de competências e comportamentos capazes de promover a sustentabilidade no meio acadêmico, e ampliar suas ações à sociedade.
Riferimenti bibliografici
AFONSO, C. M. Sustentabilidade: caminho ou utopia? São Paulo: Annablume, 2006.
ALMEIDA, P. R. Relações internacionais e política externa do Brasil: a diplomacia brasileira no contexto da globalização. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2012.
BRASIL. Decreto nº 2.508, de 4 de março de 1998. Promulga a Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Causada por Navios…Brasília, DF, 1998. Disponível em: http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=148478. Acesso em: 21 jul. 2022.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de Abril de 1999: cispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria CNE/CP n10. Brasília: Ministério da Educação, 2009. Disponivel em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/pne_200809.pdf. Acesso em: 20 jul. 2022.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Gestão territorial: combate à desertificação. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.mma.gov.br/gestao-territorial/combate-a-desertificacao. Acesso em: 26 jul. 2022.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA): marcos legais & normativos. Brasília, 2014.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede: A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. 1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CERQUEIRA, J. P. Sistemas de gestão integrados: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000 E NBR 16001; conceitos e aplicações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010.
COELHO, C.; MACEDO, J. D. F.; COELHO, A. L. A. L.; SILVA, A. W. P.; SANTOS, H. C. C. Desenvolvimento Sustentável no Acre: A Execução orçamentária sob o enfoque da gestão ambiental. AOS (Amazônia, Organizações e Sustentabilidade), Brazil, v. 7, n. 1, jan./jun. 2018, pp. 93-116. Disponível em: http://revistas.unama.br/index.php/aos/article/view/749. Acesso em: 20 jul. 2022.
COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO (CMMAD). Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: FGV, 1991
CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Documentos. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://www.rio20.gov.br/documentos.html. Acesso em: 20 jul. 2022.
DANTAS, M. Capitalismo na era das redes: trabalho, informação e valor no ciclo da comunicação produtiva. In: LASTRES, Helena; ALBAGLI, Sarita. Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
DALLARI, D. Elementos de Teoria Geral do Estado. 16. ed. Atual. São Paulo: Saraiva, 1991.
DIAS, R.; CASSAR, M.; ZAVAGLIA, T. Introdução à administração da competitividade à sustentabilidade. Campinas, São Paulo: Alínea, 2003.
ELKINGTON, J. Enter the triple bottom line. In: HENRIQUES, A.; RICHARDSON, J. (Eds.) The triple bottom line: does it all add up. London UK: EarthScan, 2004.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2008.
GIDDENS, A. O que é globalização? Equívocos do globalismo: respostas à globalização. Traduzido por André Carone. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GOMES FILHO, H.; HEMÉRITAS, P. C. C. Nos caminhos da retirada sustentável, a redenção da bicicleta. Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, Campos Dos Goytacazes/RJ, v. 3, n. 1, pp.149-171, jan./jun. 2009.
GRINDSTED, T. S. Sustainable universities e from declarations on sustainability in higher education to national law. Journal of Environmental Economics, v. 2, n. 2, pp. 29-36, 2011.
KOPNINA, H.; SHOREMAN-OUIMET, E. The emergence and development of sustainability. In: KOPNINA, H.; SHOREMAN-OUIMET, E. (Eds). Sustainability: key issues. New York: Routledge, 2015.
LEAL FILHO, W. (Ed.). Sustainability at universities: opportunities, challenges and trends. Frankfurt: Peter Lang Scientific Publishers, 2010.
LONG, B. L. International environmental issues and the OECD 1950-2000: an historical perspective. Paris: Organization for Economic Cooperation and Development, 2000.
LOZANO, R; LUKMAN, R.; LOZANO, F. J.; HUISINGH, D.; LAMBRECHTS W. Declarations for sustainability in higher education: becoming better leaders, through addressing the university system. Journal of Cleaner Production, n. 48, pp. 10-19, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652611003775. Acesso em: 27 jul. 2022.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2007.
MILARÉ, É. Direito do ambiente: a gestão ambiental em foco: doutrina, jurisprudência, glossário. 6. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais. 2009.
PERELMUTER, G. Futuro Presente: o mundo movido à Tecnologia. Jaguaré: Companhia Editora Nacional, 2019.
PNUD - Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento. Eventos sobre Desenvolvimento Sustentável. 2020. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home.html. Acesso em: 27 jul. 2022.
ROORDA, N. In: ROORDA, N. (ed.). Auditing instrument for sustainability in higher education. 2001. Disponível em: http://www.eauc.org.uk/audit_instrument_for_sustainability_in_higher_educ. Acesso em: 15 jul. 2022.
SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
SILVA, E. S. C. História do direito ambiental brasileiro. Artigo não publicado. Disponível em: http://www.mackenzie.br/fileadmin/FMJRJ/coordenadoria_pesq/Revista_CADE/CADE_5/historia_direito.doc. Acesso em: 28 jul. 2022.
SILVA, R. L. A Proteção Integral dos Adolescentes internautas: limites e possibilidades em face dos riscos no ciberespaço. 2009. 515p. Tese (Doutorado em Direito), Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/93433/271103.pdf?sequence=1. Acesso em: 14 ago. 2022.
SSUC - Simpósio Sobre Sustentabilidade Em Campi Universitários, Hamburgo, 2017. Disponível em: https://www.haw-hamburg.de/en/ftz-nk/events/campus2017.html. Acesso em: 22 jul. 2022.
SUWARTHA, N.; SARI, R. F. Evaluating UI GreenMetric as a tool to support Green universities development: assessment of the year 2011 ranking. Journal of Cleaner Production, n. 61, pp. 46-53, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652613001054. Acesso em: 12 jul. 2022.
UI GREEN METRIC RANKING. Ranking 2014. Indonésia, 2015. Disponível em: http://greenmetric.ui.ac.id. Acesso em: 15 jul. 2022.
UNESCO. Education for Sustainable Development (ESD). Disponivel em http://www.unesco.org/new/en/education/themes/leading-the-international-agenda/education-for-sustainable-development/publications/. Acesso em: 29 jul. 2022.
VILCHES, A.; MARQUES, L.; PÉREZ, D. G.; PRAIA, J. The need for contributions to the decade of educate for a sustainable future: an ethical commitment. In: LEAL FILHO, W. (Ed). Environmental education, communication and sustainability. Frankfurt: Peter Lang, 2012.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Bruno Mello Correa de Barros, Thiago Antônio Beuron Corrêa de Barros, Valéria Garlet

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).