Sostenibilidad en las universidades: un enfoque basado en marcos jurídicos e históricos desde la perspectiva de la sociedad de la información y la alta modernidad

Autores/as

  • Bruno Mello Correa de Barros Faculdade Metodista Centenário https://orcid.org/0000-0003-3250-015X
  • Thiago Antônio Beuron Corrêa de Barros Universidade Federal do Pampa
  • Valéria Garlet Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n22.570

Palabras clave:

Universidades, Sostenibilidad, Monumentos Históricos

Resumen

La idea de sustentabilidad en el medio de la sociedad surge de la necesidad de concientizar sobre la escasez de los recursos naturales, y su relación con la satisfacción de las necesidades de las generaciones actuales y futuras. En medio de esto, algunas organizaciones son capaces de proponer y promover profundas reformas culturales, creando así un ambiente propicio para la difusión de principios sostenibles, y entre ellas se encuentran las instituciones educativas y las universidades. El objetivo del estudio es rescatar los marcos normativos que contribuyeron para una nueva dinámica de sustentabilidad en el seno de la sociedad brasileña, así como rescatar los principales eventos que involucraron el tema en el contexto de universidades y publicaciones sobre el tema. Como método, el trabajo tiene una técnica indirecta de tratamiento de datos, ya que se utilizó el levantamiento bibliográfico. En cuanto al procedimiento, el método utilizado fue el monográfico y comparativo, y el de carácter exploratorio y cualitativo, ya que permite la interacción y una mayor percepción del tema estudiado. Como resultado, es claro que la discusión sobre el desarrollo sostenible en las universidades es un tema cada vez más recurrente en diferentes áreas del conocimiento. A través de las universidades es posible discutir y fomentar la transformación de la sociedad hacia la práctica de acciones más sustentables, así como la difusión de habilidades y comportamientos capaces de promover la sustentabilidad en el ámbito académico, y expandir sus acciones a la sociedad.

Biografía del autor/a

Bruno Mello Correa de Barros, Faculdade Metodista Centenário

Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação - PPGD da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, na área de Concentração: Direitos Emergentes na Sociedade Global e linha de Pesquisa: Direitos na Sociedade em Rede. Docente do Curso de Direito da Faculdade Metodista Centenário - FMC, com atuação nas disciplinas de Direito Constitucional, Introdução ao Estudo do Direito, Fundamentos ao estudo do Direito, Direito Administrativo e Direito Informacional. Coordenador dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC da Faculdade Metodista Centenário - FMC. Docente do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metodista Centenário, ministrando a seguinte disciplinas: Legislação Trabalhista e Previdenciária. Membro docente da Coordenadoria de Avaliação Institucional - CPA da FMC. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES pelo período de Fevereiro de 2016 a Março de 2017. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA. Pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito & Internet - CEPEDI, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, cadastrado na plataforma de pesquisas CNPq, atuação na linha de pesquisa ''Riscos e (des)controles do ciberespaço''. Integrante do projeto de pesquisa ''Ativismo digital e as novas mídias: desafios e oportunidades da cidadania global'', projeto registrado no Gabinete de Estudos e Apoio Institucional (GEAIC) do Centro de Ciências Sociais e Humanas - CCSH da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, sob o no 030039, de 2015 a 2019. De 2014 a 2015 participou como pesquisador do Núcleo de Direito Informacional - NUDI da UFSM, também cadastrado no CNPq. Membro do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito - CONPEDI e membro associado da Academia Nacional de Estudos Transnacionais - ANET. Parecerista Permanente da Revista Brasileira de Políticas Públicas. Autor de artigos científicos, trabalhos acadêmicos e pesquisas nas áreas de Direito Digital, Direito e Internet, Direito da Criança e do Adolescente, bem como temas relacionados à utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TIC, Democratização da Mídia e Lei de Acesso à Informação.

Thiago Antônio Beuron Corrêa de Barros , Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), área Administração e Gestão Pública. Docente Permanente no Programa de Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA - UNIPAMPA), Campus Santana do Livramento. Membro da Comissão de Curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Gestão Pública. Foi Diretor do Campus de Dom Pedrito da UNIPAMPA (Gestão 2017-2020). Atuou em diferentes Conselhos e Comissões da Universidade ao longo dos últimos anos. Em 2021 atuou como Coordenador Substituto do curso de Bacharelado em Administração Pública - EAD/UAB/UNIPAMPA, presidindo ainda, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do mesmo curso. Possui Doutorado em Administração (área de concentração: Gestão Organizacional) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - PPGA - UFSM (2016), participou do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior - PSDE, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - FEUC, Portugal (2015). É Mestre em Administração pelo PPGA - UFSM (2012), área de concentração: Estratégia e Competitividade. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - PR (2009). Possui MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela Escola de Negócios da PUCRS (2019) e MBA em Gestão Pública e Inovação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) (2022). Tem experiência na área de Administração, ênfase em Estratégia, Administração de Pessoal, Gestão de Organizações Públicas e Privadas, Inovação e Sustentabilidade. Participa dos grupos de pesquisa: Observatório de Gestão Universitária para a Inclusão e Desenvolvimento Social do Pampa (UNIPAMPA); e, Grupo de Pesquisa ECOINOVAR (UFSM). Assessor editorial e revisor de periódicos na área. Registro CFA/CRA RS-050560/O. Página em atualização. Site: https://www.thia.gobeuron.org/.

Valéria Garlet, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestra em Administração (UFSM), Especialista em Gestão Pública (UAB/UFSM), Graduada em Administração e em Letras Hab. Espanhol e Respectivas Literaturas (UFSM). Técnica-Administrativa em Educação (UFSM).

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Publicado

2023-07-04

Cómo citar

Barros, B. M. C. de, Beuron Corrêa de Barros , T. A., & Garlet, V. (2023). Sostenibilidad en las universidades: un enfoque basado en marcos jurídicos e históricos desde la perspectiva de la sociedad de la información y la alta modernidad. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 13(22), 87–114. https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n22.570

Número

Sección

Educação