Sustentabilidade: uma breve revisão bibliométrica a respeito da área e suas dimensões
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n23.619Palavras-chave:
sustentabilidade, organizações, sociedadeResumo
Inicialmente, o assunto referente a sustentabilidade surgiu por meio da necessidade de melhorias no que compete as condições de vida da população, seja por meio da busca por equidade social, igualdade entre as pessoas, necessidade por direitos sociais, autonomia econômica, emancipação financeira, busca por um ambiente mais limpo e demais cuidados com a preservação do meio ambiente. Deste modo, ao compreender de forma conceitual a teoria da Sustentabilidade e suas dimensões, como questionamento desta pesquisa, pergunta-se “No que se refere a área da Sustentabilidade, o que vem sendo publicado nos últimos dez anos? Como uma pergunta secundária: quais dimensões da sustentabilidade vêm se destacando tanto nas organizações, como no meio acadêmico?” Neste sentido, como método de pesquisa, preocupou-se primeiramente em realizar uma pesquisa bibliométrica, de caráter qualitativo-descritivo no acervo de artigos da SciELO, com o intuito de conhecer a representatividade e demais aspectos frente a publicação desta área nesta plataforma de pesquisa de artigos acadêmicos. Por fim, concluiu-se com esta pesquisa, que no acervo de artigos citado, é vasto o registro de artigos publicados na área da sustentabilidade, entretanto, necessário difundir mais sobre suas dimensões, sendo elas: econômica, social, ambiental, política, cultural e geográfica. Assim, sabe-se que a área foco desta pesquisa é considerada como relevante seja no meio acadêmico, nas organizações públicas e privadas, bem como, junto da sociedade.
Referências
BATISTA, N. L.; KRAISIG, A. R.; MARTINS, L., G., L. Educação ambiental, sustentabilidade e reciclagem: relato de uma experiência pedagógica realizada com alunos do ensino fundamental. Revista de Educação Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 7, 2018.
CLOSS, L. Q.; ANTONELLO, C. S. Teoria da aprendizagem transformadora: contribuições para uma educação gerencial voltada para a sustentabilidade. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, Edição Especial, 2014.
DINIZ, M. L. F.; CALLADO, A. L. C. Mensurando a sustentabilidade empresarial através do grid de sustentabilidade empresarial (GSE): Um estudo em empresas do setor gráfico. Revista Amazônia, Organizações e Sustentabilidade, v. 6, n. 2, jul./dez. 2017.
FREITAS, J. Sustentabilidade: direito ao futuro. 3. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. D. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas. 2007.
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 3 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2004
LOPES, L. C. P.; GOMES, M. F. A dimensão sustentável das medidas compensatórias. Revista Direito Ambiental e sociedade, v. 7, n. 3, 2017.
NASCIMENTO, L. S. Uma reflexão acerca da relação entre sustentabilidade e estratégia organizacional. XIX ENGEMA, dez. 2017.
SAVITZ, A. W.; WEBER, K. A empresa sustentável: o verdadeiro sucesso é o lucro com responsabilidade social e ambiental. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
SILVA, J. A. Direito Ambiental Constitucional. 9. ed. São Paulo: Malheiros, 2011.
SILVA, J. F. B. A.; REBOUÇAS, S. M. D. P.; ABREU, M. C. S.; RIBEIRO, M. C. R. Construção de um índice de desenvolvimento sustentável e análise espacial das desigualdades nos municípios cearenses. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, jan./fev. 2018.
SOUZA, P. S. C.; MARTINS, C. M.; GOMES, S. C.; SANTANA, A. C.; FERNANDES. B. Á. O. F. Dimensões da sustentabilidade: o processo de certificação “fair trade” em uma cooperativa. Revista P2P & Inovação, Rio de Janeiro, v. 3 n. 2, mar./set. 2017.
SCIELO. Disponível em: https://search.scielo.org/?q=*:*&lang=pt&count=15&from=0&output=site&sort=&format=summary&fb=&page=1&q=*&lang=pt&page=1. Acesso em: 5 mai. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Shaiane Caroline Kochhann, Ana Elizabeth Moiseichyk
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).