Como potencializar a motivação e o engajamento de colaboradores da Geração Z

uma aplicação das ações de endomarketing no setor comercial

Autores

  • Jonathan Gonçalves Possa Faculdade Antonio Meneghetti

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2024v1n1.674

Palavras-chave:

engajamento, endomarketing, motivação

Resumo

As formas de motivação podem ser variadas. De acordo com Maslow (1943), a hierarquia das necessidades abrange o que pode motivar uma pessoa, tanto no âmbito pessoal como profissional. Dada essa afirmação, este estudo trata do seguinte questionamento: como os conceitos de endomarketing podem contribuir para a melhoria do nível de motivação e engajamento dos colaboradores? Desse modo, foi proposta uma pesquisa para identificar o nível de engajamento de colaboradores de uma empresa localizada no interior do Rio Grande do Sul, voltada ao setor comercial, com 15 colaboradores. Com base em três escalas propostas por Siqueira (2014) validadas no Brasil, aplicou-se um questionário on-line, são elas: a Escala de Engajamento no Trabalho (EEGT), a Escala de Percepção de Oportunidade e Aprendizagem (EPOA) e a Escala de Avaliação do Estilo Gerencial (EAEG). A partir da análise desses dados, o intuito da pesquisa se direcionou para a proposição e posterior aplicação de ações de endomarketing, descritas e explicadas no decorrer deste estudo, baseadas em aspectos da Geração Z, visto que todos esses colaboradores possuem as características e faixa etária dessa geração.

Biografia do Autor

Jonathan Gonçalves Possa, Faculdade Antonio Meneghetti

Bacharelando em Administração (AMF).

Referências

ATHAYDHES A.; BICHUETTI, J. L. Endomarketing e Comunicação Interna: Estratégias de Comunicação para Engajamento dos Colaboradores. Porto Alegre: Ulbra, 2015.

BEKIN, S. F. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Makron Books, 2004.

BRUM, A. M. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. 3. ed. São Paulo: Integrare Editora e Livraria LTDA, 2010.

CERQUEIRA, W. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. 4. ed. Rio de Janeiro, 2005

GIBSON, J. W.; GREENWOOD, R. A.; MURPHY JR., E. F. Diferenças geracionais no local de trabalho: valores pessoais, comportamentos e crenças populares. Journal of Diversity Management (JDM), v. 4, n. 3, p. 1-8, 2009.

MANNHEIM, K. Essays on sociology and social psychology. New York: Oxford University Press, 1953.

MASLOW, A. H. A Theory of Human Motivation. In: Classics in the History of Psychology. 1943/2022. Disponível em: https://psychclassics.yorku.ca/Maslow/motivation.htm.

SIQUEIRA, M. M. M. Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2014.

STRAUSS, W.; HOWE, N. Generations: The history of America’s future, 1584 to 2069. New York: Quill, 1991.

Downloads

Publicado

2024-02-28

Como Citar

Gonçalves Possa, J. (2024). Como potencializar a motivação e o engajamento de colaboradores da Geração Z: uma aplicação das ações de endomarketing no setor comercial. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 1(1), 197–211. https://doi.org/10.18815/sh.2024v1n1.674