Como potencializar a motivação e o engajamento de colaboradores da Geração Z
uma aplicação das ações de endomarketing no setor comercial
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2024v1n1.674Λέξεις-κλειδιά:
engajamento, endomarketing, motivaçãoΠερίληψη
As formas de motivação podem ser variadas. De acordo com Maslow (1943), a hierarquia das necessidades abrange o que pode motivar uma pessoa, tanto no âmbito pessoal como profissional. Dada essa afirmação, este estudo trata do seguinte questionamento: como os conceitos de endomarketing podem contribuir para a melhoria do nível de motivação e engajamento dos colaboradores? Desse modo, foi proposta uma pesquisa para identificar o nível de engajamento de colaboradores de uma empresa localizada no interior do Rio Grande do Sul, voltada ao setor comercial, com 15 colaboradores. Com base em três escalas propostas por Siqueira (2014) validadas no Brasil, aplicou-se um questionário on-line, são elas: a Escala de Engajamento no Trabalho (EEGT), a Escala de Percepção de Oportunidade e Aprendizagem (EPOA) e a Escala de Avaliação do Estilo Gerencial (EAEG). A partir da análise desses dados, o intuito da pesquisa se direcionou para a proposição e posterior aplicação de ações de endomarketing, descritas e explicadas no decorrer deste estudo, baseadas em aspectos da Geração Z, visto que todos esses colaboradores possuem as características e faixa etária dessa geração.
Αναφορές
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