As Práticas de Turismo Pedagógico e os espaços educacionais em uma escola do campo

Συγγραφείς

  • Andréia Saidelles Rossi Universidade Federal de Santa Maria
  • Estela Maris Giordani Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2024v14n24.698

Λέξεις-κλειδιά:

educação cidadã, Práticas de Turismo Pedagógico, espaços educativos

Περίληψη

O turismo pedagógico (TP) contempla aulas-passeio intencionais curtas e longas em espaços educacionais na e para além da escola. A pesquisa analisou práticas de TP na escola do campo Municipal do Ensino Fundamental José Paim de Oliveira (JPO) localizada em Santa Maria. O objetivo da pesquisa foi compreender os espaços educacionais das práticas de Turismo Pedagógico nos anos iniciais. Viagens reais e virtuais, com ou sem/dentro ou fora do meio de transporte, em tempos e em espaços no e para além do próprio município são considerados locais educativos contextualizados que trazem sentido às situações cotidianas ou não e a docência rumo à formação cidadã. A metodologia é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi com entrevistas semiestruturadas, com dez professores. Os dados foram analisados com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam para o impacto destes projetos de trabalho na vida pessoal e profissional de vários protagonistas pertencentes a esta escola. Evidenciou-se que o TP é uma prática educativa que alia a teoria da sala de aula com as experiências vivenciadas perto e longe da escola, gerando conhecimentos significativos e seres ativos, dispostos a descobrir ambientes naturais e culturais. Estas práticas contribuem para formação de cidadãos conscientes do dever de agir na própria comunidade e escola em que vivem de forma humana com pessoas de diferentes idades e formas de viver e reviver suas histórias de vida para ficar na memória de cada viajante infantil, adolescente ou adulto.

Βιογραφικό Συγγραφέα

Estela Maris Giordani , Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação (UNICAMP). Professora (UFSM).

Αναφορές

ANDRADE, V. L. Turismo Pedagógico: A sala de aula da contemporaneidade. In: Ecodebate, ISSN 2446-9394, 2022. Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2022/03/28/turismo-pedagogico-a-sala-de-aula-da-contemporaneidade. Acesso em: 07 jun. 2022.

BARBOSA, M. C. S. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 1059-1083, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/KsN57fkpqH35MtdpqcHfmZL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 de ago. 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto; Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

FLIK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução por Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

GONÇALVES, E. P. Iniciação à pesquisa científica. Campinas: Editora Alínea, 2001.

MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.

MORAES, C. M. S. Turismo Pedagógico. V. único. Rio de Janeiro: Cederj, 2016.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Δημοσιευμένα

2024-06-11

Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές

Saidelles Rossi, A., & Maris Giordani , E. (2024). As Práticas de Turismo Pedagógico e os espaços educacionais em uma escola do campo. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 14(24), 37–57. https://doi.org/10.18815/sh.2024v14n24.698