Factores influyentes en el comportamiento del consumidor infantil

Autores/as

  • Andressa Laís Rosa Pivotto Universidade Franciscana
  • Patrines Aparecida França Zonatto Universidade Franciscana
  • Scheila Daiana Severo Hollveg Universidade Franciscana
  • Lissandro Dorneles Dalla Nora Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n22.549

Palabras clave:

Marketing, Consumidor Infantil, Influencia, Comportamiento del consumidor

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo analizar cuáles son los factores que influyen en el proceso de compra de los consumidores infantiles en la percepción de sus padres. Destacando la importancia del marketing infantil, la influencia de la publicidad en el comportamiento del consumidor infantil y el análisis del grado de influencia del niño sobre los padres, en el proceso de decisión de compra. La recolección de datos se realizó a través de un cuestionario elaborado en Google Forms y enviado a través de redes sociales a padres de niños de 0 a 12 años. Se respondieron 124 cuestionarios al final de la investigación, en los cuales fueron tabulados y analizados. De acuerdo con los resultados obtenidos, se muestra que, actualmente, los niños suelen ser un agente de decisión dentro de los hogares brasileños y, además, existen factores sociales y ambientales que interfieren en el aprendizaje y el comportamiento de los niños consumidores. La publicidad creada específicamente para este segmento se ha profundizado, transformando sus productos y servicios en deseados por los niños, lo que hace que tenga una gran influencia en las decisiones de compra de sus padres, ya que los niños de hoy tienen mayor libertad e influencia en las elecciones familiares.

Biografía del autor/a

Andressa Laís Rosa Pivotto, Universidade Franciscana

Graduada em Administração pela Universidade Franciscana (UFN). Gerente Operacional do Associação Franciscana de Assistência a Saúde.

Patrines Aparecida França Zonatto, Universidade Franciscana

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Mestra em Administração  pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Especialista em Gestão Empresarial (UNISC), Graduada em Administração pela Faculdade Dom Alberto (FDA). Professora na Universidade Franciscana (UFN) e Coordenadora de cursos de especialização na área de gestão de pessoas, gestão empresarial, gestão da qualidade em serviços de saúde e auditoria e controladoria.

Scheila Daiana Severo Hollveg, Universidade Franciscana

Doutoranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestra em Engenharia de Produção (UFSM), Especialista em Contabilidade Gerencial pela Universidade Franciscana (UFN), Especialista em Gestão Pública (UFSM), Especializanda em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível B.

Lissandro Dorneles Dalla Nora, Universidade Franciscana

Doutor em Nanociência pela Universidade Franciscana (UFN), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Graduado em Administração (UFN). Professor Assistente no curso de Administração da Universidade Franciscana, e coordenador do Ambiente de Inovação e da Agência de Inovação da Universidade Franciscana. Experiência, profissional e acadêmica, na área de gestão, atuando como consultor principalmente nas áreas de Inovação e Competitividade, Planejamento e Gestão Estratégica, Avaliação de Desempenho, Análise de Investimentos.

Citas

AAKER, David A.; KUMAR, V.; DAY, George. S. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2004.

ALVES, Monica Almeida. Marketing infantil: um estudo sobre a influência da publicidade televisiva nas crianças. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2011.

Associação Brasileira da Indústria Têxtil. Disponível em: http://www.abit.org.br/site/navegacao.asp?id_menu=8&id_sub=25&idioma=PT. Acesso em 10/09/2020.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

BITTENCOURT, Jairo Alano de; CHAVES, Fernando Antônio Vieira; CORRÊA, Anielly André; REIS, Carlos Vinícius Santos; MATSUMOTO, Alberto Shigueru. A influência do marketing no consumo infantil. São Paulo: XVIII SemeAd Seminários em Administração, 2015.

CARDOSO, A. 2004. Marketing de vestuário de criança: a percepção das crianças sobre as marcas de vestuário, sobre a moda e sobre o estilo de vestir. A Influência dos grupos de pares (grupos de referência e de pertença) na escolha do vestuário das crianças. (Tese de doutorado). Guimarães: Universidade do Minho.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. São Paulo: Prentince Hall, 2002 - 5ª ed.

COSTA, Marconi Freitas da; LIMA, Raniere de Franca; SANTOS, Paula Janaine dos; VIEIRA, Maria das Gracas. Comportamento do consumidor infantil: Um estudo do consumo dos pais em supermercados através da influência dos filhos no momento da compra. Bento Gonçalves: XXIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2012.

GADE, Christiane. Psicologia do Consumidor. 7º ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1980.

GRÁCIO, Cristina Filipa Gouveia. Marketing infantil: Estudo de viabilidade de um novo produto para crianças entre 2 e 3 anos de idade. Lisboa: Escola Superior de Lisboa, 2016.

GUNTER, Barrie.; FURNHAM, Adrian. As crianças como consumidoras: uma análise psicológica do mercado juvenil. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

HILDEBRAND, Andres Rodriguez; CAMPOMAR, Diogo Fajardo Nunes; CORTEZ, Marcos. Marketing e o mercado infantil. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2000.

LINN, Susan. Crianças do consumo: infância roubada. Trad: Cristina Tognelli. São Paulo: Instituto Alana, 2006.

MACIEL, Wilson Ravelli Elizeu; LIMA, Dario de Oliveira Filho; SILVA, Filipe Quevedo; SAUER, Leandro. A influência dos filhos no processo de decisão de compra e consumo alimentar das famílias. São Paulo: Remark. Revista Brasileira de Marketing, Vol. 17, N. 4, 2018.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada, 6. ed. Bookman, 2012.

MATTAR, Fauze N. Pesquisa de marketing. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MCNEAL, James U.. Crianças como clientes: um manual de marketing para crianças.

Nova York: Lexington, 1992.

MCNEAL, James U. Crianças como consumidoras de produtos comerciais e sociais. Washington: 2000. Disponível em: http://www.documentacion.edex.es/docs/1801MCNni%C3%B1.pdf. Acesso em 09/10/2020.

NASCIMENTO, Bárbara Francys Freitas do. Marketing e o Mercado Infantil. Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA – Assis, 2015.

SANTOS, Júlio. Como Segmentar o Mercado Infantil. Administradores.com 2010. Disponível em https://administradores.com.br/artigos/como-segmentar-o-mercado-infantil. Acesso em: 11/10/2020.

SIBILIA, Paula. O show do eu: A intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SILVA, Ana Maria Dias da; VASCONCELOS, Luciene Ricciotti. A criança e o marketing: informações fundamentais para proteger as crianças dos apelos do marketing infantil. São Paulo: Summus, 2012.

SOLOMON, Michael R. Tradução Luiz Claudio de Queiroz. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 9 ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

SOUZA, João Fernando Meyer. A influência da publicidade no consumo infantil. Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA – Assis, 2016.

SOUZA, Daiane Pereira de. Os impactos da influência da mídia ao consumo infantil.

Psicologia.PT: O portal dos psicólogos. Disponível em:

<http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0879.pdf>. Acesso em: 18/10/2020.

UNDERHILL, Paco. Vamos às compras: a ciência do consumo. Tradução de Ivo Korytovski; 20ª ed., Rio de Janeiro: Campus, 1999.

VELOSO, Andres Rodriguez; HILDEBRAND, Diogo; CAMPOMAR, Marcos Cortez.

Marketing e mercado infantil. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

VELOZO, Janayna. Influência do design de embalagens no consumo do lanche infantil de fast-foods: uma análise comparativa entre MC Donald’s, Habib’s e Bob’s. Revista Brasileira de Design da Informação. 2008. Disponível em www.fucape.br/premio_excelencia_academica/upld/trab/.../34.pdf. Acesso em: 11/10/2020.

VIEIRA, Iolanda Maria Reino. A influência das crianças na decisão de compra dos pais: Uma abordagem pelo estilo parental. (Mestrado em Ciências. Porto: Faculdade de Economia da Universidade do Porto, 2001.

Publicado

2023-07-04

Cómo citar

Pivotto, A. L. R., Zonatto, P. A. F., Hollveg, S. D. S., & Dalla Nora, L. D. (2023). Factores influyentes en el comportamiento del consumidor infantil. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 13(22), 130–153. https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n22.549

Número

Sección

Administração