Fenomenologia da Vida e Orixalidade: aspectos ontológicos do pensamento de matriz Yorùbá

Auteurs-es

  • Arthur de Oliveira Machado Universidade Federal de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.18815/sh.2024v14n24.689

Mots-clés :

Fenomenologia da Vida, culto de Orixá, Yorùbá, Michel Henry

Résumé

O desenvolvimento da tese central deste artigo, suas considerações ontológicas orientadas pela Fenomenologia da Vida, exige uma dupla tarefa. A tarefa de apresentar (1) a hipótese do privilégio pré-ontológico presente na interpretação da existência humana veiculada pelas narrativas dos grupos etnolinguísticos Yorùbá. Neste caso, aqueles fundamentam as práticas religiosas afrodiaspóricas brasileiras de culto de Orixá. Além desta etapa, a consideração comparativa, cuja finalidade é a de exibir o pressuposto privilegiado como tal (quer dizer: em relação a qual narrativa é possível determinar haver um privilégio), requer a (2) exposição da crítica ao denominado monismo ontológico, como desenvolvida pelo fenomenólogo Michel Henry (1922 - 2002). Como procedimento preparatório às teses centrais e à conclusão, uma explicitação de natureza metateórica deverá integrar-se ao texto: a justificativa da pertinência e da articulação conceitual, bem como da orientação desta investigação desde uma ontologia fenomenológica. Por fim, este trabalho concluirá que, diferente da filosofia ocidental clássica, a expressão narrativo-cultural e a interpretação existencial preservada na experiência religiosa de culto de Orixá guarda em suas práticas aspectos aléticos fundamentais da natureza fenomenológica da Vida Subjetiva.

Biographie de l'auteur-e

Arthur de Oliveira Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando e Mestre em Filosofia (UFSM), Especializando em Psicanálise (FDA), Graduado em Filosofia (UFSM). Professor (UFSM).

Références

ABIMBOLA, W. Sixteen Great Poems of Ifá. Lagos: Unesco. 1975.

BEAUVOIR, S. A força das Coisas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CORREA, N. O batuque no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1992.

HEGEL, G. Enciclopédia das Ciências Filosóficas em Compêndio (1830). Volume III. A Filosofia do Espírito. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

HEGEL, G. Lecciones sobre la Filosofía de La Historia Universal. Madrid: Tecnos ed., 1999.

HENRY, M. A Barbárie. São Paulo: É Realizações, 2012.

HEGEL, G. Fenomenología Material. Madrid: Ed. Encuentro, S.A., 2009.

HEGEL, G. La esencia de la Manifestación. Salamanca: Ediciones Sígueme, 2015.

KANT, I. Crítica da Razão Pura. Lisboa: Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

KANT, I. Kritik der Reinen Vernunft. Hamburg: Verlag von Felix Meinerin, 1956.

LIMA, R. P. O Corpo: A Concepção dos Grupos Etnolinguísticos Yorùbá e algumas contribuições dos Diálogos Epistemológicos de François Dagognet. Apoena: Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA, v. 2, n. 4, p. 143-166, 2020.

MACHADO, A. O. A Fenomenologia do Invisível e Religiões de Matriz Africana: Só um Orixá nos poderá Salvar. 2023. Disponível em: https://anpof.org.br/comunicacoes/coluna-anpof/a-fenomenologia-do-invisivel-e-religioes-de-matriz-africana-so-um-orixa-nos-podera-salvar. Acesso em: 24 fev. 2024.

MACHADO, A. O. O Giro Ontológico da Verdade: De Heidegger à Fenomenologia Material de Michel Henry. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Centro de Ciências Sociais e Humanas, Programa de Pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.

PRANDI, R. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

RAMOS, R. R.; ROCHA, R. P. Filosofia Hermenêutica. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2000.

SÀLÁMÌ, S. (King). Dor e Júbilo nos rituais de Morte. São Paulo: Editora Oduduwa, 1997.

SÀLÁMÌ, S. (King); RIBEIRO, R. I. Exu e a ordem do universo. 2. ed. São Paulo: Oduduwa, 2015.

SODRÉ, M. Pensar Nagô. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

ZAHAVI, D. Phenomenology: The Basics. Nova York: Routledge Imprint, 2019.

Téléchargements

Publié-e

2024-06-11

Comment citer

de Oliveira Machado, A. (2024). Fenomenologia da Vida e Orixalidade: aspectos ontológicos do pensamento de matriz Yorùbá: . Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 14(24), 115–135. https://doi.org/10.18815/sh.2024v14n24.689