Fenomenologia da Vida e Orixalidade: aspectos ontológicos do pensamento de matriz Yorùbá

Autori

  • Arthur de Oliveira Machado Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2024v14n24.689

Parole chiave:

Fenomenologia da Vida, culto de Orixá, Yorùbá, Michel Henry

Abstract

O desenvolvimento da tese central deste artigo, suas considerações ontológicas orientadas pela Fenomenologia da Vida, exige uma dupla tarefa. A tarefa de apresentar (1) a hipótese do privilégio pré-ontológico presente na interpretação da existência humana veiculada pelas narrativas dos grupos etnolinguísticos Yorùbá. Neste caso, aqueles fundamentam as práticas religiosas afrodiaspóricas brasileiras de culto de Orixá. Além desta etapa, a consideração comparativa, cuja finalidade é a de exibir o pressuposto privilegiado como tal (quer dizer: em relação a qual narrativa é possível determinar haver um privilégio), requer a (2) exposição da crítica ao denominado monismo ontológico, como desenvolvida pelo fenomenólogo Michel Henry (1922 - 2002). Como procedimento preparatório às teses centrais e à conclusão, uma explicitação de natureza metateórica deverá integrar-se ao texto: a justificativa da pertinência e da articulação conceitual, bem como da orientação desta investigação desde uma ontologia fenomenológica. Por fim, este trabalho concluirá que, diferente da filosofia ocidental clássica, a expressão narrativo-cultural e a interpretação existencial preservada na experiência religiosa de culto de Orixá guarda em suas práticas aspectos aléticos fundamentais da natureza fenomenológica da Vida Subjetiva.

Biografia autore

Arthur de Oliveira Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando e Mestre em Filosofia (UFSM), Especializando em Psicanálise (FDA), Graduado em Filosofia (UFSM). Professor (UFSM).

Riferimenti bibliografici

ABIMBOLA, W. Sixteen Great Poems of Ifá. Lagos: Unesco. 1975.

BEAUVOIR, S. A força das Coisas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CORREA, N. O batuque no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1992.

HEGEL, G. Enciclopédia das Ciências Filosóficas em Compêndio (1830). Volume III. A Filosofia do Espírito. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

HEGEL, G. Lecciones sobre la Filosofía de La Historia Universal. Madrid: Tecnos ed., 1999.

HENRY, M. A Barbárie. São Paulo: É Realizações, 2012.

HEGEL, G. Fenomenología Material. Madrid: Ed. Encuentro, S.A., 2009.

HEGEL, G. La esencia de la Manifestación. Salamanca: Ediciones Sígueme, 2015.

KANT, I. Crítica da Razão Pura. Lisboa: Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

KANT, I. Kritik der Reinen Vernunft. Hamburg: Verlag von Felix Meinerin, 1956.

LIMA, R. P. O Corpo: A Concepção dos Grupos Etnolinguísticos Yorùbá e algumas contribuições dos Diálogos Epistemológicos de François Dagognet. Apoena: Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA, v. 2, n. 4, p. 143-166, 2020.

MACHADO, A. O. A Fenomenologia do Invisível e Religiões de Matriz Africana: Só um Orixá nos poderá Salvar. 2023. Disponível em: https://anpof.org.br/comunicacoes/coluna-anpof/a-fenomenologia-do-invisivel-e-religioes-de-matriz-africana-so-um-orixa-nos-podera-salvar. Acesso em: 24 fev. 2024.

MACHADO, A. O. O Giro Ontológico da Verdade: De Heidegger à Fenomenologia Material de Michel Henry. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Centro de Ciências Sociais e Humanas, Programa de Pós-graduação em Filosofia. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.

PRANDI, R. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

RAMOS, R. R.; ROCHA, R. P. Filosofia Hermenêutica. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2000.

SÀLÁMÌ, S. (King). Dor e Júbilo nos rituais de Morte. São Paulo: Editora Oduduwa, 1997.

SÀLÁMÌ, S. (King); RIBEIRO, R. I. Exu e a ordem do universo. 2. ed. São Paulo: Oduduwa, 2015.

SODRÉ, M. Pensar Nagô. Petrópolis: Editora Vozes, 2017.

ZAHAVI, D. Phenomenology: The Basics. Nova York: Routledge Imprint, 2019.

Pubblicato

2024-06-11

Come citare

de Oliveira Machado, A. (2024). Fenomenologia da Vida e Orixalidade: aspectos ontológicos do pensamento de matriz Yorùbá: . Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 14(24), 115–135. https://doi.org/10.18815/sh.2024v14n24.689