A importância das disciplinas FOIL: Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística na Graduação de Direito
DOI :
https://doi.org/10.18815/sh.v1i01.714Mots-clés :
formação ontopsicológica, potencial de natureza, formação integral, vocação, jovemRésumé
A Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística (FOIL) é aplicada durante toda a formação do Bacharelando em Direito, através de práticas constantes para o desenvolvimento e aprimoramento das competências de cada aluno. Essa metodologia tem cinco pilares que estruturam o ensino e permitem uma formação integral do estudante visando ao seu protagonismo responsável. Essas dimensões foram identificadas como estudo, trabalho, alta moralidade, ciência e internacionalidade. O presente estudo tem, portanto, o escopo de analisar a metodologia FOIL utilizada na Faculdade Antonio Meneghetti, que tem como objetivo trabalhar e desenvolver individualmente em cada aluno o seu potencial de natureza, sua vocação e seu papel no mundo. Essa estrutura de ensino trabalha como cada jovem pode ampliar a sua evolução através da pedagogia ontopsicológica aplicada em sala de aula e irradiada em seu âmbito profissional. Logo, o problema da pesquisa é compreender a importância das disciplinas FOIL para a formação dos novos profissionais da área do direito.
Références
MENEGHETTI, Antonio. Antonio Meneghetti sobre… Aos novos Líderes do Futuro. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2023.
MENEGHETTI, Antonio. Antonio Meneghetti sobre… Falando aos Jovens volume II. Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2019.
MENEGHETTI, Antonio. A Psicologia do Líder. 6. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2021a.
MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. 5. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2021b.
MENEGHETTI, Antonio. Psicologia Empresarial. 2. ed. Recanto Maestro: FOIL, 2020.
SCHAEFER, Ricardo. Formação integral para o desenvolvimento responsável: as dimensões da formação do jovem no Recanto Maestro. Saber Humano, v. 7, n. 10, p. 32-52, 2017. Disponível em: https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/222/246. Acesso em: 26 out. 2023.
SCHAEFER, Ricardo; SILVA, Breno Prado; WAZLAWICK, Patrícia. O passo adiante das hard e soft skills: a novidade da FOIL na formação universitária. Revista Brasileira de Ontopsicologia, v. 2, n. 2, p. 39-56, 2022. Disponível em: https://revbo.emnuvens.com.br/revbo/article/view/41/56. Acesso em: 26 out. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Camila de Figueredo Gonçalves, Wilhan Moro 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).