Processo para a formação de novos gestores: estudo de caso em uma empresa varejista de moda
Parole chiave:
Cultura, Gestão, LiderançasAbstract
O objetivo deste trabalho foi verificar se o programa de treinamento de uma empresa varejista de moda, fundada na década de 60, com 75 filiais no Rio Grande do Sul, tem condições de formar gestores, segundo os critérios Foil. Os 5 critérios que deram
base à pesquisa foram: capacidade técnica objetiva, capacidade de relação, ambição, capacidade de saber servir e cultura da empresa. A metodologia empregada no trabalho foi através de uma pesquisa do tipo qualitativa, aplicado um questionário no formato de entrevistas semiestruturadas e realizadas no total de dez (10) entrevistas, destas: os executivos (o CEO, um coordenador, duas supervisoras), duas gestoras formadoras e quatro gestores formados. De acordo com os dados coletados concluiu-se que a empresa tem um programa de formação de gestores estruturado, porém somente o programa não é suficiente para implementar a cultura na empresa, é possível anunciar a cultura, mas o que garante que as pessoas a possuam é a prática dela em todos os níveis pessoalmente.
Riferimenti bibliografici
MENEGHETTI, A. A Psicologia do Líder. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2008.
MENEGHETTI, A. Psicologia Empresarial. 1. ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2013.
MENEGHETTI, A. Os jovens e a realidade cotidiana. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2017.
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