Desafios e oportunidades da implantação de sistema de informação de marketing em empresas familiares
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2023v13n22.563Palavras-chave:
Sistema de informação de marketing, Empresa familiarResumo
O sistema de informação de marketing (SIM) é um sistema de dados que facilita e ajuda na tomada de decisão dentro da empresa. O SIM ajuda a direcionar os anúncios de produtos, a criação de campanhas, etc. É um sistema utilizado para guardar as informações de seus clientes para direcionar seus produtos/serviços. A empresa familiar é a empresa que inclui familiares nos processos administrativos e de produção, assim todos os membros da família envolvidos na empresa participam de diversas funções, tendo assim familiares na direção e na tomada de decisões. O objetivo geral deste trabalho é analisar os desafios e oportunidades da implantação de Sistema de Informação de Marketing (SIM) em empresas familiares. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados foram identificadas relações entre os achados das entrevistas e a literatura da área. Além disso, foi realizada uma nuvem de palavras com os termos mais citados nas entrevistas. Como resultados da pesquisa, identificou-se a falta de conhecimento por parte das empresas em relação ao SIM. Entretanto, observou-se o interesse demostrado pelas empresas para entenderem o conceito e até dando abertura para uma possível aplicação futura do SIM.
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