PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS REMOTAS NA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Florisvaldo Cunha Cavalcante Junior Instituto Federal da Bahia - IFBA
  • Alessandra Carla Ceolin Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
  • Herrisson Queiroz Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE
  • Michel Ferreira Batista Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
  • Josaias Santana dos Santos Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
  • Eduardo Magno Santos de Brito Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IFSERTÃO-PE

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.2021v11n18.484

Palavras-chave:

Ensino à Distância. Ensino Remoto. Professor. Pandemia.

Resumo

Durante a pandemia da Covid 19, o ensino não presencial tem sido um desafio para os professores e para as instituições de ensino. O ensino online, ou seja, não presencial, passou a fazer parte do cotidiano na maioria dos ambientes escolares. Nesse cenário, o objetivo geral desse artigo é analisar a percepção dos docentes do ensino técnico e tecnológico no tocante ao ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. O estudo foi realizado em um campus do Instituto Federal do interior de Pernambuco, que tem 48 docentes no seu quadro, entre efetivos e substitutos. A pesquisa se caracteriza como exploratória, qualitativa. O método para coleta dos dados foi a observação, realizada nas reuniões quinzenais da instituição, pelo Google Meet, no período de agosto a outubro de 2020. No tocante aos fatores positivos, não há muito o que se destacar, mas alguns relatos apontam a redução de custos de deslocamento e a gravação das aulas. Em relação aos pontos negativos, percebeu-se, de acordo com os relatos, que não há efetividade em nenhum dos métodos, pois qualquer estratégia metodológica que o professor utilizar, sempre terá uma parcela que será prejudicada. Conclui-se que a utilização dos dois métodos (síncrono e assíncrono), nos parece ser o menos prejudicial, porque o professor inclui aqueles que tem condições de assistir, mas não exclui aqueles que não tem, por disponibilizar momentos ao vivo e, também, disponibilizar os materiais e as vídeo aulas, que o aluno assistem quando lhe for conveniente.

Biografias Autor

Florisvaldo Cunha Cavalcante Junior, Instituto Federal da Bahia - IFBA

Mestre em Controladoria pela UFRPE

Especialista em Gestão Empresarial/Controladoria

Graduado em Administração e Ciências Contábeis

Professor de Administração no Instituto Federal da Bahia - IFBA

Alessandra Carla Ceolin, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Doutorado em Agronegócios pela UFRGS
Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS
Graduada em Administração e Ciência da Computação
Professora Adjunta da UFRPE

Herrisson Queiroz Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Mestre em Controladoria pela UFRPE

Especialista em Auditoria Fiscal e Tributária pela FADEPE

Especialização em Perícia Contábil pela UFPE

Graduado em Ciências Contábeis pela ESUDA

Diretor Fiscal pela Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS

Michel Ferreira Batista, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Mestre em Ciências da Saúde e Biológicas pela UNIVASF

Especialização em Engenharia de Software

Graduado em Ciência da Computação e Matemática

Josaias Santana dos Santos, Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (UNB)

Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE

Especialização em Gestão da Administração Pública.

Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE

Contador da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Eduardo Magno Santos de Brito, Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IFSERTÃO-PE

Mestre em Engenharia de Software pelo CESAR

Especialização em Desenvolvimento de Aplicações WEB

Graduado em Ciência da Computação

Referências

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Publicado

2021-07-19

Como Citar

Cavalcante Junior, F. C., Ceolin, A. C., Neto, H. Q., Batista, M. F., dos Santos, J. S., & de Brito, E. M. S. (2021). PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS REMOTAS NA PANDEMIA DA COVID-19. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 11(18). https://doi.org/10.18815/sh.2021v11n18.484

Edição

Secção

Educação