O desafio da expansão do negócio a partir da ciência ontopsicológica: gestão e formação de novos líderes
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Ontopsicologia, Liderança, Metodologia FOILΠερίληψη
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender, a partir da Ontopsicologia, os desafios e possíveis soluções relacionadas à formação de colaboradores para a expansão do negócio de uma pequena empresa localizada no interior
do Rio Grande do Sul. A investigação foi desenvolvida a partir do método qualitativo de pesquisa de campo, utilizando para a coleta de dados uma entrevista com quatro líderes da empresa (dois sócios, o gestor de produto e responsável do RH) em visita in loco e um questionário respondido por 34 colaboradores. Na fundamentação teórica revisou-se os principais estudos que tratam da expansão do negócio e da relação com a formação de colaboradores e, dos conceitos de gestão, delegação e formação de pessoas a partir da Ontopsicologia e, em especial da Formação, Ontopsicológica Interdisciplinar de Liderança. A partir da coleta de informações foi possível, conhecer o principal desafio do negócio no que se refere à expansão, a formação de colaboradores gestores, a problemática apresentada pelo CEO sobre a falta de profissionais capacitados para a condução do seu projeto. Percebeu-se que, apesar de 21% dos 34 colaboradores estaremdispostos a tornarem-se gestores, a empresa possui o desafio em ter uma equipe para realizar o crescimento almejado. Identificou-se fatores que implicam nas dificuldades de expansão do negócio, assim como a necessidade de implementação de programas onde se possa identificar e formar novas lideranças. Indicou-se três aspectos de melhorias a serem implementadas para auxiliar a empresa a expandir o negócio: profissionalismo e neutralidade nas relações diádicas, importância da delegação e, qualificação de processo de gestão de pessoas e formação de lideranças.
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