O desafio da expansão do negócio a partir da ciência ontopsicológica: gestão e formação de novos líderes

Authors

  • Elisabete Rauber Faculdade Antonio Meneghetti
  • Felipe Bender
  • Gislaine Kloppenburg Faculdade Antonio Meneghetti
  • Marilu Dias Faculdade Antonio Meneghetti
  • Sabrina Pimentel Machado Pavão Faculdade Antonio Meneghetti
  • Ricardo Schaefer AMF/UFSM

Keywords:

Ontopsicologia, Liderança, Metodologia FOIL

Abstract

Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender, a partir da Ontopsicologia, os desafios e possíveis soluções relacionadas à formação de colaboradores para a expansão do negócio de uma pequena empresa localizada no interior
do Rio Grande do Sul. A investigação foi desenvolvida a partir do método qualitativo de pesquisa de campo, utilizando para a coleta de dados uma entrevista com quatro líderes da empresa (dois sócios, o gestor de produto e responsável do RH) em visita in loco e um questionário respondido por 34 colaboradores. Na fundamentação teórica revisou-se os principais estudos que tratam da expansão do negócio e da relação com a formação de colaboradores e, dos conceitos de gestão, delegação e formação de pessoas a partir da Ontopsicologia e, em especial da Formação, Ontopsicológica Interdisciplinar de Liderança. A partir da coleta de informações foi possível, conhecer o principal desafio do negócio no que se refere à expansão, a formação de colaboradores gestores, a problemática apresentada pelo CEO sobre a falta de profissionais capacitados para a condução do seu projeto. Percebeu-se que, apesar de 21% dos 34 colaboradores estaremdispostos a tornarem-se gestores, a empresa possui o desafio em ter uma equipe para realizar o crescimento almejado. Identificou-se fatores que implicam nas dificuldades de expansão do negócio, assim como a necessidade de implementação de programas onde se possa identificar e formar novas lideranças. Indicou-se três aspectos de melhorias a serem implementadas para auxiliar a empresa a expandir o negócio: profissionalismo e neutralidade nas relações diádicas, importância da delegação e, qualificação de processo de gestão de pessoas e formação de lideranças. 

Author Biography

Ricardo Schaefer, AMF/UFSM

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Comunicação Midiáti ca pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Cidade São Paulo (UNICID). Especialista em Ontopsicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo (SPbU – Rús-sia). Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Ontopsicologia pela Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). Professor da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF). 

References

BARBIERI, J. O negócio como contraposição ao líder: ensaio teórico para um novo modelo de gestão empresarial. Revista Brasileira de Ontopsicologia - Brazilian Journal of Ontopsychology, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 77–90, 2022.

BERNABEI, P. Colaboração, díade, delegação, transfert, sabotagem e incremento. In.: MENEGHETTI, A. Psicologia Empresarial. 2. ed. Recanto Maestro, RS: FOIL, 2020.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2013.

CIALDINI, R. Influence: Science and Practice. New York: Pearson, 2016.

CRESWELL,J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Los Angeles: Sage Publications, 2014.

CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches.Sage publications, 2014.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. The Sage Handbook of Qualitative Research. ThousandOaks: Sage Publications, 2018.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FONTANA, A.; FREY, J. H. Entrevista: uma abordagem qualitativa. Tradução de Ana Maria Regina Romeiro. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

FOSTER, L., HALTIWANGER, J., & KRIZAN, C. J. Why Do Small Firms Fail to Train Their Workers? The Role of Information Flows. Journal of Human Resources, 36(4), 652-678, 2001.

GOBBATO, T., LASAGNI, M., & SIMÕES, D. Ontopsychology and leadership training: new frontiers of research. International Journal of Human Resource Studies, 7(4), 267-280, 2017. DOI: 10.11114/ijhrs.v7i4.2479.

INCHINGOLO, L., & SACCO, R. Ontopsychology and Organizational Development. Journal of Business and Management, 6(1), 1-8, 2017.

KOTLER, P.; KELLER, K. Marketing Management. New Jersey: Prentice Hall, 2012.

LAUREANO, L. C., & MARQUES, R. Oportunidades de expansão de negócios por meio do aprimoramento da gestão de pessoas. Revista de Administração da UFSM, 13(4), 731-750, 2020.

MACHADO, H. P. V. Crescimento de pequenas empresas: revisão de literatura e perspectivasde estudos. Gestão & Produção. 23(2), 419–432, 2016. Disponível emhttps://doi.org/10.1590/0104- 530X1759-14. Acesso em 03 mar. 2023.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MCFARLAND, R. The Art of Customer Engagement. New York: Routledge, 2017.

MENEGHETTI, A. A Psicologia do Líder. 6. ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica, 2021.

MENEGHETTI, A. Isomaster. 2.ed. Recanto Maestro, RS: Fundação Antonio Meneghetti, 2018.

MENEGHETTI, A. O Projeto Homem. 3. ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica, 2011.

MENEGHETTI, A. O Residence Ontopsicológico: práxis e filosofia existencial. 4. ed.Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica, 2016.

MENEGHETTI, A. Psicologia da organização. São Paulo: FOIL, 2003. MENEGHETTI, A. Psicologia Empresarial. 2. ed. Recanto Maestro, RS: FOIL, 2020.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec, 2010

PRADO, A. R. M.; AZEVEDO, I. G. de; FERRO, L. B.. Fatores críticos para a capacidade de expansão internacional de micro e pequenas empresas brasileiras: um estudo de casos múltiplos. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 17, n. 4, p. 306-318, out./dez.2020. DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-7692/rai.2020.176986.

RAPISARDA, B., & MARINO, V. Ontopsychology and Management Training. Journal of Leadership, Accountability and Ethics, 15(1), 66-75, 2018.

RAPISARDA, B.; SAROGLOU, M. The Ontopsychological Approach to Human Resource Management. Journal of Management and Sustainability, v. 3, n. 1, p. 1-9, 2013.

REIS, L. S. O processo de delegação de autoridade e suas implicações nas organizações. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 2, n. 3, p. 44-56, 2017.

RIBEIRO, D. A., AZEVEDO, P. F. de, SOUZA, S. S. de, & PIMENTA, M. F. Fatores limitantes ao crescimento de pequenas empresas: um estudo em empresas de serviços. Gestão & Regionalidade, v. 33, n. 97, p. 32-47, 2017.

RIBEIRO, M. Delegação de tarefas: o que é e como fazer? [online]. 2018. Disponível em: https://www.siteware.com.br/delegacao-de-tarefas/. Acesso em: 03 mar. 2023.

ROCHA, L. C. S., & ANDRADE, N. A. Fatores que influenciam a expansão das pequenas empresas no Brasil. Revista Científica e Tecnológica. UPIS, 5(1), 13-29, 2018.

SANTOS, L.; PEREIRA, P. A delegação de tarefas como estratégia de desenvolvimento de pessoas em organizações. Revista de Gestão e Projetos, v. 10, n. 2, p. 73-91,

SCOTT, J. M., & MICKIEWICZ, T. M. Small business growth: Recent evidence and new directions. International Small Business Journal, 36(1), 3-12, 2018. doi: 10.1177/0266242617747058.

SILVA, A. M da. Pesquisa quantitativa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

STOREY, D. J. Understanding the Small Business Sector. Routledge, 1994.

TAYLOR, S. J.; BOGDAN, R. Introdução à pesquisa qualitativa: métodos para o desenvolvimento de disciplinas. Porto Alegre: Bookman, 1984.

WINKLER, D.; WINKLER, S. PONTE®: A Sales Methodology for the 21st Century. Bloomington: AuthorHouse, 2014.

ZIGLAR, Z. Secrets of Closing the Sale. New York: HarperCollins, 2014.

Published

2023-05-26

How to Cite

Rauber, E., Bender, F., Kloppenburg, G., Dias, M., Pimentel Machado Pavão, S., & Schaefer, R. (2023). O desafio da expansão do negócio a partir da ciência ontopsicológica: gestão e formação de novos líderes. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 1(01). Retrieved from https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/view/610