Liderança feminina: características e importância à identidade da mulher <BR>Female leadership: characteristics and importance to woman's identity
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.2014v4n5.54Keywords:
Liderança feminina. Líder. Ontopsicologia.Abstract
Historicamente, a liderança tem sido apostada como um papel
masculino. Com o passar dos anos e com as novas exigências sociais, a mulher foi conquistando espaço no mercado de trabalho e junto se configurou também a liderança feminina. O presente trabalho é de revisão bibliográfica e os objetivos da pesquisa visam descrever o tema liderança, compreendendo estilos e características do líder, contextualizar o cenário da liderança feminina na gestão de diferentes papéis e o resultado desse processo na vida da mulher, bem como rememorar a abordagem e contribuições da escola Ontopsicológica sobre a mulher líder. Constata-se que as mudanças causadas pela participação feminina na esfera administrativa dos negócios vão além das questões relacionadas à liderança, pois representa também a realização pessoal da mulher enquanto inteligência capaz de contribuir com a sociedade.
References
ABURDENE, P. ; NAISBITT, J. Mega-tendências para as mulheres. Tradução de Magda Lopes. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1993.
BAGGIO, M. L. Dalla Donna Famiglia Alla Donna Empresaria. 2006. Monografia (Especialização) – Faculdade de Psicologia, Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia, 2006.
BENNIS, W. G.; NANUS, B. Líderes: estratégias para atingir a verdadeira liderança. São Paulo: Harbra, 1988.
CARREIRA, D. ; MENCHU, A. ; MOREIRA, T. Mudando o mundo: a liderança feminina no século 21. São Paulo: Cortez, 2006.
CAVALCANTI, V. L. et al. Liderança e motivação. 3. ed., Rio de Janeiro: Publicações FGV Management, 2006.
CHARAN, R. O líder criador de líderes: a gestão de talentos para garantir o futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro:Campus, 2003.
DUARTE, A.; D'OLIVEIRA, T. ; GOMES, J. Imperium Femininis...Uma liderança de sucesso escondido. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão. Lisboa, v.8 n.3, jul. 2009. Disponível em:
> Acesso em: 30 jun. 2014.
DUCKER, P. O líder do futuro. São Paulo: Futura, 1996.
FLECK, A. C. ; WAGNER, A. A mulher como a principal provedora do sustento econômico familiar. Psicologia em Estudo, n. Esp. v. 8, p. 31-38, 2003.
FRANKEL, L. P. Mulheres lideram melhor que homens. São Paulo: Gente, 2007.
GARDNER, J. W. Liderança. Rio de Janeiro: Record, 1990.
GOMES, A. F. et al. Trajetória e estratégias de mulheres: um estudo conquistense. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 69-87, jan./mar. 2009. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rege/article/view/36662/39383. Acesso em: 30 jun. de 2014.
GONÇALVES, R. M. M. C. Um estudo sobre a liderança feminina: motivação, bem-estar subjetivo e bem-estar no trabalho.2012. 139 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e das
Organizações) – Universidade do Algarve, Faro, Portugal, 2012.
KETS DE VRIES, M. F. R. Liderança na empresa: como comportamento dos líderes afeta a cultura interna. São Paulo: Atlas, 1997.
LODEN, M. Liderança feminina: como ter sucesso nos negócios sendo você mesma. São Bernardo do Campo, SP: Bandeirante, 1988.
MARCONI, M. de A. ; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Ática, 2011.
MARINHO, R. de M. Um novo paradigma de liderança. Estudos em Liderança. São Paulo, v. 6, n.1, p. 55 -74, jul/dez, 2004.
MENEGHETTI, A. Dicionário de ontopsicologia. 2. Ed. Recanto Maestro: Ontopsicológica Ed., 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).