A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) como instrumento de desenvolvimento dos municípios da Quarta Colônia/RS: um olhar a partir do ICMS Ecológico
DOI:
https://doi.org/10.18815/sh.v1i01.720Parole chiave:
LRF, desenvolvimento, ICMS Ecológico, Quarta ColôniaAbstract
Este estudo aprofunda a compreensão da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) como um instrumento relevante para o desenvolvimento dos municípios da Quarta Colônia, no Rio Grande do Sul, especialmente ao considerar o impacto do ICMS Ecológico. A metodologia adotada baseia-se em uma revisão bibliográfica abrangente, que explora as contribuições da LRF para a promoção de uma gestão fiscal responsável. Ao utilizar a revisão bibliográfica como ferramenta metodológica, o estudo busca examinar criticamente a literatura existente sobre a LRF, o ICMS Ecológico e suas aplicações práticas em contextos municipais. Esta abordagem permite a contextualização das informações, identificando lacunas no conhecimento e consolidando uma visão ampliada das implicações da LRF na gestão municipal. Ao se aprofundar na análise da adaptação da LRF à realidade específica da Quarta Colônia, levando em consideração as particularidades do ICMS Ecológico, o estudo visa proporcionar uma visão abrangente sobre como a legislação fiscal pode catalisar o desenvolvimento econômico e ambiental em nível local. O enfoque na revisão bibliográfica fortalece a fundamentação teórica, contribuindo para uma compreensão mais sólida e embasada das interações complexas entre responsabilidade fiscal e práticas sustentáveis. Dessa forma, este estudo não apenas amplia o entendimento da aplicação da LRF, mas também destaca a importância de estar atento às realidades locais e de se adaptar as suas necessidades, como é o caso do ICMS Ecológico. Após a conclusão do estudo, percebe-se que ainda há necessidade de aprofundar a compreensão sobre o ICMS Ecológico por parte dos municípios da Quarta Colônia.
Riferimenti bibliografici
ALVES, Jenifer. Itaguaí cria prêmio que reconhece empresas com práticas sustentáveis. In: Extra. Disponível em: https://extra-globo-com.cdn.ampproject.org/c/s/extra.globo.com/google/amp/rio/cidades/itaguai/noticia/2023/12/itaguai-cria-premio-que-reconhece-empresas-com-praticas-sustentaveis.ghtml. Acesso em: 16 dez. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República - Casa Civil. Brasília, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm.
DE MORAES FILHO, Carlos Alberto. Direito Financeiro esquematizado. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA. Os Nove Municípios. Disponível em: https://www.geoparquequartacolonia.com.br/geoparque/o-territorio/os-nove-municipios. Acesso em: 30 out. 2023.
LEITE, Harrison. Manual de direito financeiro. 9. ed. Salvador: Revista Atual, 2020.
LOUREIRO, Wilson. O ICMS Ecológico na biodiversidade. IAP–Regional de Campo Mourão, 2001.
PADOIN, Maria Medianeira. Breve História da Quarta Colônia. Disponível em:
https://www.geoparquequartacolonia.com.br/geoparque/o-territorio/historia-da-quarta-colonia. Acesso em: 02 nov. 2023.
PISCITELLI, Tathiane dos Santos. Direito Financeiro. São Paulo: Atlas, 2021.
RIO GRANDE DO SUL. Lei 15766/2021. Dispõe sobre a parcela do produto da arrecadação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS - pertencente aos municípios. In: Normas Brasil. 2021. Disponível em: https://www.normasbrasil.com.br/norma/lei-15766-2021-rs_424847.html.
SCAFF, Fernando Facury; TUPIASSU, Lise Vieira da Costa. Tributação e políticas públicas: o ICMS ecológico. Revista de Direito Ambiental da Amazônia. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, ano, v. 2, p. 15-36, 2004.
UHLMANN, Vivian Osmari; ROSSATO, Marivane Vestena; PFITSCHER, Elisete Dahmer. Conhecimento dos gestores públicos sobre o instrumento de política pública ICMS ecológico nos municípios da quarta colônia de imigração italiana do RS. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 29, n. 2, p. 83-102, 2010.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Gabriel Militz
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.(Veja Política de Acesso Livre).