A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) como instrumento de desenvolvimento dos municípios da Quarta Colônia/RS: um olhar a partir do ICMS Ecológico

Autores

  • Gabriel Militz Faculdade Antonio Meneghetti

DOI:

https://doi.org/10.18815/sh.v1i01.720

Palavras-chave:

LRF, desenvolvimento, ICMS Ecológico, Quarta Colônia

Resumo

Este estudo aprofunda a compreensão da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) como um instrumento relevante para o desenvolvimento dos municípios da Quarta Colônia, no Rio Grande do Sul, especialmente ao considerar o impacto do ICMS Ecológico. A metodologia adotada baseia-se em uma revisão bibliográfica abrangente, que explora as contribuições da LRF para a promoção de uma gestão fiscal responsável. Ao utilizar a revisão bibliográfica como ferramenta metodológica, o estudo busca examinar criticamente a literatura existente sobre a LRF, o ICMS Ecológico e suas aplicações práticas em contextos municipais. Esta abordagem permite a contextualização das informações, identificando lacunas no conhecimento e consolidando uma visão ampliada das implicações da LRF na gestão municipal. Ao se aprofundar na análise da adaptação da LRF à realidade específica da Quarta Colônia, levando em consideração as particularidades do ICMS Ecológico, o estudo visa proporcionar uma visão abrangente sobre como a legislação fiscal pode catalisar o desenvolvimento econômico e ambiental em nível local. O enfoque na revisão bibliográfica fortalece a fundamentação teórica, contribuindo para uma compreensão mais sólida e embasada das interações complexas entre responsabilidade fiscal e práticas sustentáveis. Dessa forma, este estudo não apenas amplia o entendimento da aplicação da LRF, mas também destaca a importância de estar atento às realidades locais e de se adaptar as suas necessidades, como é o caso do ICMS Ecológico. Após a conclusão do estudo, percebe-se que ainda há necessidade de aprofundar a compreensão sobre o ICMS Ecológico por parte dos municípios da Quarta Colônia.

Biografia Autor

Gabriel Militz, Faculdade Antonio Meneghetti

Bacharelando em Direito (AMF).

Referências

ALVES, Jenifer. Itaguaí cria prêmio que reconhece empresas com práticas sustentáveis. In: Extra. Disponível em: https://extra-globo-com.cdn.ampproject.org/c/s/extra.globo.com/google/amp/rio/cidades/itaguai/noticia/2023/12/itaguai-cria-premio-que-reconhece-empresas-com-praticas-sustentaveis.ghtml. Acesso em: 16 dez. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República - Casa Civil. Brasília, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm.

DE MORAES FILHO, Carlos Alberto. Direito Financeiro esquematizado. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

GEOPARQUE QUARTA COLÔNIA. Os Nove Municípios. Disponível em: https://www.geoparquequartacolonia.com.br/geoparque/o-territorio/os-nove-municipios. Acesso em: 30 out. 2023.

LEITE, Harrison. Manual de direito financeiro. 9. ed. Salvador: Revista Atual, 2020.

LOUREIRO, Wilson. O ICMS Ecológico na biodiversidade. IAP–Regional de Campo Mourão, 2001.

PADOIN, Maria Medianeira. Breve História da Quarta Colônia. Disponível em:

https://www.geoparquequartacolonia.com.br/geoparque/o-territorio/historia-da-quarta-colonia. Acesso em: 02 nov. 2023.

PISCITELLI, Tathiane dos Santos. Direito Financeiro. São Paulo: Atlas, 2021.

RIO GRANDE DO SUL. Lei 15766/2021. Dispõe sobre a parcela do produto da arrecadação do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS - pertencente aos municípios. In: Normas Brasil. 2021. Disponível em: https://www.normasbrasil.com.br/norma/lei-15766-2021-rs_424847.html.

SCAFF, Fernando Facury; TUPIASSU, Lise Vieira da Costa. Tributação e políticas públicas: o ICMS ecológico. Revista de Direito Ambiental da Amazônia. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, ano, v. 2, p. 15-36, 2004.

UHLMANN, Vivian Osmari; ROSSATO, Marivane Vestena; PFITSCHER, Elisete Dahmer. Conhecimento dos gestores públicos sobre o instrumento de política pública ICMS ecológico nos municípios da quarta colônia de imigração italiana do RS. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 29, n. 2, p. 83-102, 2010.

Publicado

2024-10-26

Como Citar

Militz, G. (2024). A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) como instrumento de desenvolvimento dos municípios da Quarta Colônia/RS: um olhar a partir do ICMS Ecológico. Saber Humano: Revista Científica Da Faculdade Antonio Meneghetti, 1(01), 17–29. https://doi.org/10.18815/sh.v1i01.720